Conheça o curso de Cargos e Carreiras Leme, inscreva-se na Pesquisa de Benefícios Leme & Vee, baixe o Guia Nacional gratuito de Salários 2021 e muito mais.
1. Não falta conhecimento das empresas no quesito das áreas de TI? Muitas vagas querem especialistas em desenvolvimento, segurança, redes, projetos, UI\UX… Tudo em uma única vaga.
R.: Falta sim. Aliás, muitas empresas que crescem exponencialmente têm este problema. Por esta e outras razões, é tão importante uma arquitetura de cargos e carreiras na empresa. Caso contrário, falta até mesmo conhecimento sobre o que exigir e o quanto pagar.
2. Como apoiar os profissionais para o desenvolvimento da habilidade de autogestão?
R.: Dedicando tempo, esforço e recursos em Educação Corporativa! A autogestão, autorresponsabilização e a colaboração remota não são naturais no perfil de muita gente e devem ser tratadas como prioridades nas estratégias de RH por todo o Brasil. Cursos, palestras, treinamentos, jogos e muito 1:1 são santos remédios para o desenvolvimento das pessoas!
3. É interessante realizar mentoria técnica dentro da empresa?
R.: É sim, em todas as áreas e com os mais diversos objetivos! Na prática, a mentoria é um caminho mais curto, um atalho para a obtenção de uma dica, um insight, uma opinião de quem tem expertise naquele assunto, sem que a empresa tenha de se submeter ao bom e velho teste prático ou “conserto do avião em voo”. Recomendamos muito o investimento em mentorias, pois o custo-benefício é ótimo!
4. Qual o principal motivo de transição entre empresas? Eles [os profissionais de TI] buscam o quê?
R.: Os motivos são os mais diversos, mas os principais podem ser agrupados em:
– Querer demitir a empresa da sua vida pela relação ruim com a liderança;
– Querer demitir a empresa da sua vida pela falta de perspectiva de crescimento;
– Querer demitir a empresa da sua vida por incompatibilidade de valores e visão de mundo;
– Querer demitir a empresa da sua vida por incompatibilidade com o time.
5. Como é a interação do pessoal mais jovem com os mais experientes? Vocês têm alguma forma de promover interação entre eles e socializar o conhecimento?
R.: Todas as gerações são excelentes, bem-vindas e complementares. Procuramos, na verdade, criar condições para que se desenvolvam dentro de suas características, inclusive com programas customizados de desenvolvimento e de remuneração, como a prática de Benefícios Flexíveis.
6. Quais ferramentas vocês recomendam para entender o momento e o perfil do profissional? (Assessment, por exemplo).
R.: O Assessment e a Avaliação de Desempenho, sempre com provocações para as 1:1s! O maior valor de todas as ferramentas é o pós-teste/pós-avaliação, ou seja, o feedback. das pessoas. É aqui que mora o ouro e o valor da empresa!
7. Como vocês pensam o plano de carreiras? Como oferecer algo interessante para o pessoal, nesse sentido?
R.: As carreiras em tecnologia devem ser:
a. Empolgantes;
b. Desafiadoras;
c. Rápidas;
d. Versáteis;
e. Adaptadas aos valores da empresa.
Mesclar faixas salariais mais agressivas aos desafios propostos é um bom caminho. Mas o melhor é chamar a Leme para um diagnóstico e a gente propõe a melhor opção para a sua empresa!
8. Vocês enxergam alguma opção ao Linkedin para buscar esses perfis?
R.: Não diríamos melhor, mas a nossa proposta é a versatilidade, envolvendo: parcerias com universidades, escola interna de formação de desenvolvedores e programa de estágio para carreiras Tech.
9. Quais são os principais modelos de contratação para os profissionais Tech? Como desenhar plano de cargos e carreiras em o aquecimento em modelos de contratação como PJ, por exemplo?
R.: Os mais comuns são:
– CLT;
– PJ;
– CLT Flex;
– Cooperativas;
– Projetos.
É possível fazer um Plano de Cargos e Salários para os PJs, com muita proteção jurídica e vantagens tanto ao profissional quanto para a empresa. Procura a Leme que a gente te ajuda nessa!
10. Vocês acreditam que homeoffice é diferencial na retenção de profissionais de TI?
R.: Hoje em dia não mais, já que se tornou uma prática global. Agora, se não é diferencial, pode ser motivo para as pessoas irem embora procurando empresas onde esta prática é adotada. Fiquem ligados!
[ M E G A L I V E ]
DESIGN CAREER:ARQUITETURA DECARGOS E CARREIRASTECH
PARTICIPE DA PESQUISA LEME & VEE 2021 E GANHE UMA TABELA PERSONALIZADA DE BENEFÍCIOS*
Participe da nossa Pesquisa de Benefícios Flexíveis e receba uma tabela comparativa, personalizada e gratuita para a sua empresa! Os dados da pesquisa são confidenciais e serão utilizados na elaboração da edição nº 1 do GUIA DE BENEFÍCIOS 2021, da Leme & Vee. A lista de interesse já está aberta, confira: