Separamos 8 dicas para LinkedIn, dadas por especialistas, para melhorar o seu perfil. Confira!
por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 14/11/2019
▶ Na última semana aconteceu um evento direcionado a pessoas que trabalham com marketing, vendas e comunicação, mas, eventos que falam sobre inovação sempre geram muitos insights importantes para a gestão de toda a organização. Muitos dos palestrantes desse Summit falaram sobre o crescimento do LinkedIn para geração de relacionamentos, especialmente os de negócios.
Quando o LinkedIn foi idealizado, seu principal objetivo era ser uma rede para conectar profissionais, torná-los mais produtivos e gerar mais oportunidades no mercado. E essas premissas têm sido cumpridas com rigor até hoje, 16 anos depois. Existem 660 milhões de usuários no mundo, mais de 100 milhões na América Latina e mais de 40 milhões somente no Brasil. E, surpresa: 70% dos usuários do LinkedIn NÃO estão nos Estados Unidos. É importante destacar esse número para derrubar o velho paradigma de que “essa ferramenta só funciona nos EUA”. A rede é ampla e permite aos usuários conexões que gerarão negócios dentro e fora do nosso país.
Então, feitas todas as apresentações sobre essa ferramenta, vamos falar sobre as dicas para LinkedIn dadas por dois especialistas no tema, durante o evento RD Summit, que aconteceu em Florianópolis neste mês de novembro. Continue a leitura.
DICA 1: PERFIL COMPLETAMENTE PREENCHIDO
49% dos compradores procuram informações dos vendedores no LinkedIn.
Então, se você trabalha em uma empresa e quer fazer negócios também de forma digital – mesmo que você não seja vendedor –, mantenha seu perfil no LinkedIn preenchido. Após um contato de relacionamento, 1 de cada 2 pessoas com as quais você fala vai entrar no LinkedIn para “conhecer” você e a empresa que representa.
“Não é à toa que a habilidade de se relacionar com pessoas é considerada uma das 3 competências mais importantes da próxima década, segundo o Fórum Econômico Mundial.”
Andrea Iorio
DICA 2: FOTO
Gera 14% mais visualizações do perfil do que a falta de foto ou fotos “informais”.
A foto não precisa ser tirada por um profissional, mas deve projetar o seu perfil adequadamente. Evite fotos escuras ou muito modificadas em programas de edição de imagens. Evite, também, fotos com outras pessoas, afinal, estamos falando do seu perfil individual.
DICA 3: POSICIONAMENTO NA REDE
Essa 3ª dica para LinkedIn vem de outra palestrante que não estava neste evento falando sobre a ferramenta, mas sobre posicionamento de marca: informe com clareza qual a sua vantagem. É claro que estamos importando essa dica de outro mercado, mas se o público não entende quem é você, o que você faz, quais são os seus diferenciais, seu perfil não será atrativo. Por isso, lá no LinkedIn, no campo que vem logo abaixo do seu nome, ao invés de informar qual é a sua função, aproveite para desenvolver um título atrativo, que gere curiosidade e faça as pessoas quererem ler mais sobre você e sua empresa. É uma frase curtinha, para “vender o seu peixe”.
DICA 4: APROVEITE BEM O ESPAÇO “SOBRE”
É um campo de resumo, que você pode contar um pouco de sua história, seus diferenciais, suas conquistas.
Muitas pessoas usam para colocar o próprio CV, mas você pode aproveitar de várias formas, até mais criativas!
DICA 5: ENGAJE-SE COM A SUA REDE
Mais de 50% da população economicamente ativa no mundo é millennial e essa geração (Y) está presente no mundo digital. Quer saber mais? 1 a cada 3 decisores são millennials. Mantenha-se engajado no LinkedIn. Reconheça novos cargos, parabenize os estudos e as datas importantes de suas conexões. Como disse o especialista em Linkedin, Cristiano Santos, “quem não é visto, não é lembrado”.
DICA 6: PEÇA E FAÇA RECOMENDAÇÕES
Mais uma das dicas para LinkedIn que tem bastante relação com engajamento e foi destacada em todas as palestras sobre a ferramenta. O importante é que as recomendações sejam dadas por pessoas com as quais você manteve um relacionamento profissional. A mesma sugestão vale para as recomendações feitas por você. Não pode ser como uma troca de likes (uma era que, aliás, está terminando), porque o LinkedIn é uma rede cujo intuito é a geração real de oportunidades.
DICA 7: COMPARTILHE CONHECIMENTO
Essa é uma dica para a vida e é, também, outra das dicas para LinkedIn para aqueles que desejam ser lembrados. Se você leu um artigo, um livro ou assistiu a um filme que tenha gostado e do qual tenha extraído um conhecimento, uma lição, compartilhe! Foi a um evento e coletou suas principais percepções? Compartilhe também. Comentar nos posts de outras pessoas sobre assuntos dominados por você é outro bom meio de interagir e gerar autoridade nesta rede.
DICA 8: ENVIE MENSAGENS PERSONALIZADAS
Se você deseja seguir alguém na rede, envie um convite personalizado para essa pessoa. As chances de aprovação aumentam e você ainda tem a oportunidade de “puxar uma conversa” logo na apresentação. Pode ser um tema que vocês tenham em comum, algum assunto comentado em uma palestra ou algo neste sentido. Para você ter interesse em seguir essa pessoa, há algo que ela fez que chamou a sua atenção. Seja autêntico na sua mensagem!
Fontes: Cristiano Santos e Thiago Gabri – RD Summit 2019
Não podemos fugir desse assunto, afinal, se falamos que a cada 2 contatos feitos, 1 destas pessoas vai buscar o seu nome na Internet, significa que se você está participando de um processo seletivo, precisa estar atento a essas dicas para LinkedIn.
Para os recrutadores, além de uma vasta fonte de informações, todos os contatos feitos no LinkedIn devem ser registrados em um sistema de gestão de Processo Seletivo. Uma ferramenta informatizada que ajude a organizar dados, contatos, currículo, fotos e outros documentos é fundamental para otimizar o processo seletivo e achar o candidato perfeito para a vaga.
O SPA é uma plataforma de Recrutamento & Seleção completa, desenvolvida pela Leme. É uma solução 100% web, indicada para agências de emprego, consultorias de RH e empresas que fazem seus próprios processos seletivos. Todas as vagas trabalhadas podem ser divulgadas diretamente no LinkedIn e esse é apenas um dos recursos do SPA.
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