Auxilia o profissional a dominar a arte da Comunicação e de influenciar pessoas sobre as quais não tenha qualquer autoridade formal, seja na venda de um projeto ganhando adeptos, seja no engajamento dos colaboradores em todos os níveis, convencendo com honestidade e inteligência. | Carga Horária: 8 horas |
Metodologia:
Construtivista/Cognitivista. Exposição dialogada, exercícios individuais e em grupo, vivências planejadas em casos de empresas.
Conteúdo Programático:
• O uso da palavra falada envolvendo conexão emocional, escuta inteligente e aliança de credibilidade • Como promover mudanças atentando-se a nós e aos outros • Comunicação não verbal e sinais alheios • Como oferecer feedback • Como planejar uma apresentação com foco no decisor (poder social ou pessoal), identificando interesses comuns • Conversa de elevador – como vender a sua ideia em trinta segundos • Você está fazendo a pergunta certa? Na pressão, sem pressa! • Como contornar objeções? • Como lidar com pessoas difíceis sem que o estresse coíba a comunicaçãoComportamentos trabalhados:
Comunicação e Relacionamento Interpessoal; Assertividade; Empatia; Persuasão; Influência; Habilidade de Negociação; Autoconhecimento.
Objetivo: Possibilitar ao participante o desenvolvimento das competências de leitura, compreensão e escrita de textos a serem usadas em todas as áreas, com qualidade e segurança; Identificar as várias formas de linguagem – coloquial, culta, formal – e adequá-las a cada contexto de comunicação; Qualificar a comunicação da empresa, garantindo a capacidade de convencimento do público alvo; Capacitar o participante a elaborar textos com coerência, coesão e correção gramatical. |
Carga Horária: 16 horas |
Metodologia:
Expositiva, prática discursiva e exercícios de produção de texto.
Comportamentos trabalhados:
Comunicação Interpessoal; Assertividade; Persuasão; Empatia; Influência e Credibilidade.
Conteúdo Programático:
• As variantes linguísticas e seus contextos • Qualidades do texto: clareza, objetividade e coesão • Coerência e coesão textuais • Estrutura de textos argumentativos/persuasivos; • Redação empresarial: e-mail, memorando, comunicado e outros; • Revisão de texto; • Dificuldades da língua: - pontuação; - concordâncias verbal e nominal; - uso de crase; - dúvidas ortográficas – porque, onde, há, cujo, entre outros; - reforma ortográfica; - termos e expressões do dia a dia; - colocação pronominal; - uso adequado de verbos; - uso correto de abreviaturas e siglas; - paralelismo sintático e morfológico; - vícios de linguagem: a ambiguidade e o pleonasmo.
Objetivo: Desenvolver nos participantes o domínio e o aprimoramento das técnicas de apresentação em público, aprimorando suas habilidades para conduzir reuniões, expor projetos, divulgar estratégias e energizar pessoas para o alcance de resultados, aplicando metodologias que propiciam um encontro significativo e inesquecível. |
Carga Horária: 16 horas |
Metodologia:
Construtivista, Cognitivista. Curso prático com simulações e gravação das apresentações.
Comportamentos trabalhados:
Empatia; Comunicação e Relacionamento Interpessoal; Credibilidade; Assertividade; Autoimagem; Persuasão; Autodomínio; Autoconsciência; Dinamismo; Influência; Concentração; Autocontrole e Oratória.
Conteúdo Programático:
• Andragogia – Como o adulto aprende • Mecanismos da Aprendizagem • Criando um ambiente motivacional e permissivo à aprendizagem • Conhecendo você e seu público • Como enfrentar o medo, a timidez e a ansiedade ao falar em público • Flexibilizando-se para as necessidades implícitas do público-alvo (DISC) • Técnicas de uso de voz • Tom, volume, intensidade, musicalidade, teatralização e velocidade • Comunicação, linguagem e improviso na oratória • Planejamento, Organização e Controle da apresentação • Traçando o propósito da apresentação (plano de aula e guia do encontro) • Estudando a audiência e definindo os recursos de retenção da atenção • Harmonizando-se e definindo a disposição do local • Como manter a atenção da plateia (equilíbrio, relacionamento, lidando com interrupções, participantes apáticos/ dispersos/ resistentes) • Organização de Slides e uso de recursos instrucionais • Postura, apresentação do Orador e a linguagem corporal. • A PNL na oratória • Simulações da apresentação com interação da plateia, gravadas, com troca de feedback (auto e intergrupal) e avaliação de performance com mensuração da eficácia (início e fim do encontro).