Metodologia:
Exposição, testes e exercícios dinâmicos.Conteúdo Programático:
• Princípios básicos do trabalho em equipe • A identidade do grupo a partir da identidade pessoal • Conceitos básicos da Gestão de conflitos • Estágios de desempenho do grupo • Tomada de decisão • Percepção • Diferenças individuais dentro da Equipe • Desenvolvimento de Equipes • Motivação • Liderança Compartilhada • Fatores que facilitam o trabalho em equipe • O papel do gestor frente ao Feedback • Espírito de equipe - uma qualidade decisivaComportamentos trabalhados:
Empatia; Espírito de Equipe; Autoconhecimento; Autoconsciência; Comprometimento; Automotivação; Influência, Visão Sistêmica, Foco em resultados.Carga Horária: 16 horas
Metodologia:
Construtivista, com exposição dialogada, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.Conteúdo Programático:
noonono • As Bases de Sucesso Profissional e Pessoal - Razões para a Excelência no Atendimento ao Cliente Auto conhecimento, autoestima e autoconfiança. - Inteligência X Personalidade: como obter o máximo de seu próprio potencial. - Como as pessoas que atendem podem se sentir melhor no trabalho e na vida. - Por que se perde um cliente? A tríade da fidelização: Produto, Serviço e RELACIONAMENTO. - Pessoas com maior equilíbrio emocional atendem melhor ao outro. • Atendimento ao Cliente - Atendendo com 'sorriso' ao telefone: diferencial competitivo. - As 7 chaves do bom atendimento: competência, comunicação, orgulho, aparência, empatia, cortesia e proatividade. - Princípios do Atendimento Telefônico. - Atitude e Postura – o impacto do tom de voz. - Encerramento da ligação. Faça E Não Faça. • Comunicação Eficaz (Verbal e não verbal) - Questionário: Canais Sensoriais (Auditivo, Visual e Cinestésico). Os diálogos internos programam o cérebro, determinando nosso comportamento. - O poder da palavra gerando comportamento. - "Eu disse, mas não queria dizer" – Linguagem Corporal e tom de voz. • Relacionamento Interpessoal - Seja empreendedor em seu trabalho e em sua carreira. - Encerramento: Ter razão ou ser Feliz?Comportamentos trabalhados:
Empatia; Assertividade; Capacidade de Ouvir; Persuasão; Relacionamento e Comunicação Interpessoal; Dinamismo; Autoconhecimento; Automotivação; Influência; Autocontrole Emocional; Iniciativa, lidar com objeções.Carga Horária: 16 horas / Versão reduzida: 8 horas
Metodologia:
Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas e exercícios práticos.Conteúdo Programático:
1. Sensibilização para Internalização • Resultados Esperados (Comprometimento) • Dinâmica da Caixa (Ensaio Mental para verificação dos sabotadores do tempo). 2. O tempo e nossas necessidades • Definição de Tempo • Fatores que nos levam a pensar no tempo • Identificação dos setores mais carentes de tempo • Teste: Pesquisa de Administração do Tempo 3. O que consome nosso tempo? • Perfis de Interação Social, Tarefas não concluídas e Consumidores do tempo 4. Ferramentas para administração do tempo: • Ganhos e Perdas • Tríade do Tempo (Urgente, Importante e Circunstancial) • Conceitos Básicos (Planejamento, Priorização e Equilíbrio) • A Síndrome da Urgência e o Paradigma da Importância • Importante x Urgente x Circunstancial 5. Matriz de Prioridades: Focar, Delegar, Planejar, Descartar 6. Planos de Ação para reduzir/ eliminar interferênciasComportamentos trabalhados:
Planejamento; Organização; Resiliência; Disciplina; Definição de prioridades e Foco; Concentração; Iniciativa; Comprometimento; Transparência.Carga Horária: 8 horas
Metodologia:
Construtivista/Cognitivista. Exposição dialogada, exercícios individuais e em grupo, com vivências planejadas em casos de empresas que permitam ampla participação e aquisição de conhecimentos.Conteúdo Programático:
• Conceitos, práticas e ferramentas modernas em Inteligência Emocional, Q.A., Metas Crucialmente Importantes e Execução enquanto disciplina • Soluções práticas para fortalecer a capacidade de lidar com a adversidade • Percepção acerca do que é possível ou não • Princípios norteadores de uso da adversidade em benefício da organização (inversão da crise). • Revisão de posturas e de comportamento (hábitos) • Habilidades para um melhor relacionamento com o ambiente de trabalho • Satisfação pessoal e coletiva • Contágio de emoções positivas no mercado externo • Como aumentar o grau de confiança das – e entre as – pessoas na organização • Proatividade diante de dificuldadesComportamentos trabalhados:
Resiliência; Auto Confiança; Empatia; Foco; Disciplina; Autoconsciência; Inteligência Emocional; Autoconhecimento; Relacionamento Interpessoal; Influência.Carga Horária: 16 horas
Metodologia:
Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.Conteúdo Programático:
• Razão e Emoção • O papel das emoções dentro do ambiente organizacional • Emoções são informações • Emoções tóxicas • Conhecendo as suas emoções • O cérebro Emocional • Conceitos de Inteligência Emocional • Desenvolvendo o Esquema Emocional no gerenciamento das emoções • Necessidades humanas e as emoções no trabalho • As entregas das 5 Competências Emocionais • Vocabulário Transformacional das Emoções • Contágio Emocional • A tríade da Competência Emocional • Alinhando as competências emocionais às competências essenciais da organização • Os impactos da competência Emocional na Qualidade de Vida no Trabalho • Competência Emocional e a visão biopsicossocial na Gestão da Qualidade de Vida no TrabalhoComportamentos trabalhados:
Empatia; Assertividade; Resiliência; Autoconsciência; Autenticidade; Automotivação; Autocontrole, Estabilidade e Inteligência Emocional.Carga Horária: 16 horas
Metodologia:
Exposição dialogada, reflexões e discussões dirigidas, estudos de caso, atividades e exercícios práticos.Conteúdo Programático:
• Construção de cenários: Conceitos • Transições ou Modelos Mentais em relação ao conflito no mundo organizacional • Mudanças, fator de conflito? • Conflito em mundo complexo e globalizado • Identificando ou prevendo as situações de conflitos dentro das organizações • Conflito das gerações no mercado de trabalho • Conflitos funcionais e disfuncionais e os impactos nos resultados da empresa • As chaves para a gestão do conflito • A inteligência emocional, as competências emocionais e os pilares da gestão de conflito • Conflito interno influenciando no conflito externo • Identificando os valores, crenças e percepções e as suas relações com o conflito • Autoconhecimento e autogestão: os gatilhos do conflito em seus relacionamentos • Conhecendo os Sistemas de Valores Motivacionais para melhorar os relacionamentos e administrar os conflitos • Os pilares da comunicação empática • As estruturas do processo do diálogo para a prática da empatia na resolução de conflitos • A importância da escuta empática para o entendimento e validação do desafio do conflito • Desenvolvendo o capital positivo do conflito • O que você ganha? O que o outro ganha? O que a sua empresa ganha? • Desenvolvendo a filosofia da confiança, gerando a capacidade de mediador de conflitos • Investindo nas relações sociais, ferramentas práticas da psicologia positiva para a criação de um ambiente cooperativo • Administrando conflitos e os ganhos de bem estar e qualidade de vida no trabalhoComportamentos trabalhados:
Relacionamento e Comunicação Interpessoal; Empatia; Espírito de Equipe; Persuasão; Autoconhecimento; Influência; Autocontrole, Inteligência emocional; Visão Sistêmica, Resiliência; Assertividade.Carga Horária: 16 horas
Metodologia:
Exposição dialogada, reflexões e discussões dirigidas, estudos de caso, atividades e exercícios práticos.Conteúdo Programático:
• Compreensão das várias gerações no mercado (tradicional, boomers, X,Y, Z) • Relacionamento produtivo entre gerações e seu impacto no relacionamento diário, tanto no âmbito externo, quanto na relação com os colaboradores e parceiros • O conceito de apartheid organizacional • Comunicação: uma ferramenta essencial • Comunicação Empática Geracional: construindo a sustentabilidade das relações • A Inteligência Emocional e a produção de sustentabilidade das relações dentro e fora do ambiente organizacional • Construir cenários e territórios de maneira a observar a importância do respeito nas relações • Como melhorar a relação de Ação, Sentimento e Complementariedade • Gerações do Mercado (boomers, X,Y, Z) e seu relacionamento produtivoComportamentos trabalhados:
Relacionamento e Comunicação Interpessoal; Empatia; Persuasão; Autoconsciência; Autenticidade; Influência.Carga Horária: 16 horas