■ Como implantar Gestão por Competências utilizando os recursos da própria Empresa
Objetivo
Através da metodologia do Inventário Comportamental desenvolvida por Rogerio Leme são apresentados conceitos que permitem a identificação das competências organizacionais e os níveis de competências para cada função de forma comprovada matematicamente. O resultado dessa técnica proporciona a rápida construção da ferramenta de avaliação com foco em competências com recursos da própria instituição.
Público Alvo: RH, Gestores e Consultores. | Carga horária: 16 horas
Metodologia
Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.
Conteúdo programático
1. O que é Gestão por Competências
2. O papel do Gestor
3. O papel do RH
4. A Necessidade de Implantar
5. Conceito do CHA
6. Competências Técnicas x Comportamentais
7. Conceito de Comportamento e Indicadores
8. Dúvidas Frequentes na Implantação de Gestão por Competências
9. Etapas para Implantação de Gestão por Competências
10. O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
11. Metodologia Tradicional X Inventário Comportamental
12. Mapeando as Competências Organizacionais
13. Processo de Coleta e Consolidação de Indicadores
14. Validação e Homologação junto aos Gestores
15. Escala e base para referência matemática
16. Técnica da importância dos Indicadores (peso)
17. Definição das Competências da Função
18. Apuração do Nível de Competência do Colaborador
19. A Avaliação Comportamental – da Autoavaliação até a 360º
20. Apuração da Avaliação de Colaboradores com foco em Competências
21. Competência do Colaborador: Potencial x Desempenho
22. O Nível de Competência do Colaborador e a Movimentação Funcional
23. Relatórios para Feedback
24. Mapeamento de Competências Técnicas
25. Identificação do Nível de Competências das Funções
26. Avaliação de Competências Técnicas dos Colaboradores
■ Como Implantar Gestão por Competências em Organizações Públicas e Privadas
Objetivo
Por meio da metodologia do Inventário Comportamental, desenvolvida por Rogerio Leme são apresentados conceitos que permitem a identificação das competências organizacionais e os níveis de competências para cada função de forma comprovada matematicamente. O resultado dessa técnica proporciona a construção da ferramenta de avaliação com foco em competências.
Carga Horária: 16h | Público Alvo: RH, Gestores e Consultores.
Metodologia: Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.
Conteúdo programático
• O que é Gestão por Competências
• O papel do Gestor
• O papel do RH
• A Necessidade de Implantar
• Conceito do CHA
• Competências Técnicas x Comportamentais
• Conceito de Comportamento e Indicadores
• Dúvidas Freqüentes na Implantação de Gestão por Competências
• Etapas para Implantação de Gestão por Competências
• O Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
• Metodologia Tradicional X Inventário Comportamental
• Mapeando as Competências Organizacionais
• Processo de Coleta e Consolidação de Indicadores
• Validação e Homologação junto aos Gestores
• Escala e base para referência matemática
• Técnica da importância dos Indicadores (peso)
• Definição das Competências da Função
• Apuração do Nível de Competência do Colaborador
• A Avaliação Comportamental da Autoavaliação até a 360º
• Apuração da Avaliação de Colaboradores com foco em Competências
• Competência do Colaborador: Potencial x Desempenho
• O Nível de Competência do Colaborador e a Movimentação Funcional
• Relatórios para Feedback
• Mapeamento de Competências Técnicas
• Identificação do Nível de Competências das Funções
• Avaliação de Competências Técnicas dos Colaboradores
■ Como Estruturar o Plano de Cargos, carreiras e salários integrado com Remuneração Estratégica
Público Alvo: Profissionais da área de RH/Gestão de Pessoas, Gestores e Consultores internos de RH.
Carga Horária: 24 horas
Objetivo
Este curso é destinado a profissionais da área de Recursos Humanos e gestores de outras áreas que queiram ter uma visão sistêmica, metodológica e detalhada de como se elabora um Plano de Cargos, Carreiras e Salários-PCCS integrado aos planos de avaliação de desempenho e de remuneração estratégica visando dinamizar o sistema de gestão de RH da empresa com foco em meritocracia e objetivos estratégicos do negócio.
Metodologia
Exposição teórica, exercícios, troca de informações e experiências entre os participantes e respostas a questionamentos técnicos, práticos e legais.
Conteúdo programáticoIntrodução/Planejamento:
• Visão estratégica e sistêmica: (análise de ambiente externo e interno);
• Importância de conhecer a empresa e seu negócio: missão, visão, valores, objetivos e metas.
Plano de Cargos, Carreiras e Salários:
• O que é um Plano de Cargos, Carreiras e Salários – Conceito, objetivos e para que serve;
• Quais são os Resultados a serem obtidos;
• Planejamento e as etapas de um PCCS;
• Fatores Internos e Externos que podem influenciar o PCCS;
• Descrição de Cargo/Função (DF) – Como elaborar uma descrição de cargos para subsidiar os vários subsistemas de RH – Aplicação prática – formas de coletar e validar os dados;
• Como definir qual é o melhor padrão de Descrição de Cargo/Função (DF) para o negócio de acordo com estrutura, objetivos e cultura organizacional;
• Diferença entre Cargo e Função e sua aplicação;
• Adequação da Titulação de Cargos – CBO – Análise de Cargo – Grupo Ocupacional;
• Avaliação de Cargos/Funções: Como se elabora a avaliação de cargos e funções com critérios técnicos e justos, partindo de um método "caseiro" até um mais sofisticado;
• Como elaborar e analisar a Justiça Interna e as Classes dos grupos salariais – Estrutura Salarial;
• Pesquisa de Remuneração e Benefícios – Conceito, análise e aplicação prática;
• Critérios básicos e essenciais para definição do mercado adequado;
• Critérios básicos e essenciais para definição dos Cargos/Funções chaves – estratégicas;
• Cálculos matemáticos e Medidas estatísticas mais utilizadas em Planos de Cargos e Salários e Pesquisas de Remuneração;
• Como interpretar e analisar os dados estatísticos da Pesquisa de Remuneração: 1º, 2º e 3º quartis, média, qual utilizar e porquê a importância da análise da Frequência – Como interpretar a qualidade de uma pesquisa;
• A importância da empresa participar de Pesquisas de Remuneração do mercado, como decidir se é válida a participar;
• Como desenvolver a Grade/Tabela Salarial para sua empresa com base nos dados salariais internos (capacidade de pagamento), pesquisa de remuneração e visão na estratégia da organização;
• Como trabalhar as questões: Pisos Salariais, Categorias diferenciadas, Profissões Regulamentadas, Tabelas Salariais por categoria e por regiões geográficas;
• Principais premissas e aspectos fundamentas para elaborar e definir a Política de Administração do Plano de Cargos, Carreiras e Salários com foco em Meritocracia – real entrega do Colaborador por meio de uma Avaliação de Desempenho;
• Estudo e Simulação de Enquadramento – Levantamento do impacto financeiro na Folha de Pagamento, possíveis paradigmas de passivos trabalhistas, decisões estratégicas, o que fazer com pessoas/salário acima das faixas, aspectos legais trabalhistas e sindicais;
• Como desenhar/ estruturar o Mapa de Carreiras e qual o modelo mais adequado para sua empresa/negócio;
• Envolvimento do Sindicato em projetos de PCCS;
• Vantagens e desvantagens do Registro do PCCS no MT- SRT.
Remuneração Estratégica – PPR Lei 10.101/2000:
• Conceitos de salário, remuneração e benefícios e seu balanceamento de acordo com o negócio, mercado, custo, cultura;
• Remuneração fixa e variável e modelos mais utilizados no mercado;
• O que deve ser considerado em programa de Remuneração Estratégica;
• Integrando competências, cargos, salários e resultados de forma estratégica e com menos encargos sociais;
• Conceito e aplicação do PPR – Programa de Participação nos Resultados – Lei 10.101/2000- Incentivo Fiscal;
• Principais aspectos legais que devem ser observados;
• Exemplo de um Programa de Remuneração Variável com foco nos Resultados: Empresa, área, equipe e indivíduos de forma integrada;
• Importância da simplicidade, transparência e exequibilidade;
• Remuneração x Reconhecimento – dinheiro não é tudo – importância de outras formas de reconhecimento.