O Dimensionamento da Força de Trabalho visa identificar o quantitativo de pessoal necessário para realizar um conjunto de atribuições em determinado período, mediante estrutura, demanda e condições de trabalho conhecidas ou estimadas.
É um método estático que opera com projeções provenientes da demanda e dos processos. Mas, isso é apenas a ponta do iceberg, pois um bom trabalho de dimensionamento não pode ficar limitado apenas a estes critérios.
Para resolver essa equação, é preciso implantar a Gestão do Dimensionamento da Força de Trabalho, um método que possibilita o gerenciamento das informações apuradas pelo dimensionamento devido a análise dos fatores, tanto quantitativos quanto qualitativos, e requisitos de perfil.
Estes elementos, agregados à análise de Tendência de Mercado e ao Planejamento Estratégico, impactam nos valores de referência atuais e futuros a serem considerados no dimensionamento. Por isso, a Gestão do Dimensionamento é dinâmica e tem capacidade de se adaptar às mudanças do dia a dia, integrando Processos, Dimensionamento, Competências, Gestão e Avaliação de Desempenho para empresas públicas e privadas.
Benefícios e Vantagens
- •Ágil e prático, dispensa o mapeamento de processos para a identificação dos parâmetros necessários.
- •Permite a manutenção dos parâmetros de produtividade e demanda, mantendo atualizadas a base de dados e o cálculo do dimensionamento.
- •Fortalece a implantação da Cultura de Produtividade por meio da determinação de parâmetros objetivos para as atividades realizadas na Organização.
- •Flexível e duradouro, adapta-se ao redesenho das áreas e às mudanças de arquitetura organizacional.