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Planejamento Estratégico

Com a Metodologia do Balanced ScoreCard Participativo

O problema não está em apenas definir a estratégia, mas em como fazer com que as pessoas compreendam o que deve ser feito


A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO COLETIVA

Muitas empresas têm o planejamento estratégico elaborado, mas não conseguem fazer com que as pessoas compreendam o seu significado ou, que elas tenham clareza do que deve ser feito – na prática. Então, como:

• Garantir as ações que realmente devem ser executadas?
• Envolver as pessoas?
• Fazer com que a estratégia da empresa seja compreendida por todos?
• Traduzir a estratégia em ação?
• Mensurar as ações?
• Elaborar um Planejamento Estratégico de Curto, Médio e Longo prazo, orientado pelos princípios do Balanced Scorecard com o envolvimento da alta direção, de gestores e colaboradores?

A Leme Consultoria tem a resposta para todas essas perguntas, com uma metodologia baseada na construção coletiva, que também facilita o monitoramento e a atualização de Objetivos Estratégicos e Indicadores, fatores que tornam o Planejamento um processo dinâmico.


ENTREGAS DA LEME CONSULTORIA NA ELABORAÇÃO OU REVISÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:
• Construção ou revisão de Missão, Visão e Valores (MVV);
• Análise de Cenário interno e externo;
• Definição do Posicionamento Estratégico da Organização;
• Alinhamento da Gestão quanto ao Planejamento Estratégico;
• Planejamento Estratégico de Curto, Médio e Longo Prazo;
• Identificação das Iniciativas Estratégicas;
• Identificação de Indicadores de Performance – KPIs – para monitoramento da Estratégia.


PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO X METODOLOGIA DO BSC TRADICIONAL

O Planejamento Estratégico é um processo gerencial em que se estabelecem os macro-objetivos que a organização deve atingir, com análise do cenário externo e interno, bem como a definição dos indicadores de performance para o monitoramento do alcance desses objetivos.

O BSC – Balanced Scorecard – é uma metodologia desenvolvida por Norton e Kaplan, que utiliza Indicadores de Performance e Fatores Críticos de Sucesso, que ajudam a monitorar o alcance dos Objetivos Estratégicos. Estes objetivos estão organizados em quatro perspectivas que devem ter equilíbrio entre si:

Financeira, Clientes, Processos e Pessoas (ou Aprendizagem e Crescimento).

Normalmente, o Planejamento Estratégico com a metodologia do BSC tradicional é construído com a alta gestão e, depois, desdobrado para a organização.


METODOLOGIA DO BSC-PARTICIPATIVO DA LEME CONSULTORIA
A Leme Consultoria desenvolveu uma metodologia de construção de Planejamento Estratégico orientada pelas diretrizes do BSC, porém com a possibilidade do envolvimento de toda a organização, chamada BSC-Participativo.


Com o BSC-Participativo temos:
• Envolvimento da alta gestão, mas também da média gestão e até colaboradores representantes de cada área, para a identificação de oportunidades;
• Coleta de ações (pistas) com o uso de técnica que evita a exposição das pessoas e permite a contribuição sem risco de retaliação;
• Associação das pistas coletadas às perspectivas do BSC (Financeira, Clientes, Processos e Pessoas) para identificação dos Fatores Críticos de Sucesso e dos Objetivos Estratégicos;
• Definição das ações que serão convertidas em Iniciativas Estratégicas, facilitando a identificação e o desdobramento por unidades;
• Inversão da sequência “Objetivos Estratégicos -> Fatores Críticos de Sucesso”, utilizada nas metodologias tradicionais de BSC e Planejamento Estratégico, para a sequência “Fatores Críticos de Sucesso -> Objetivos Estratégicos”. Essa mudança permite a construção descomplicada e favorece tanto a manutenção quanto a comunicação do Planejamento Estratégico de Curto, Médio e Longo Prazo;
• Disponibilização do Painel de Diretrizes Estratégicas, recurso que facilita a disseminação e a comunicação do Planejamento para toda a organização, com o uso de linguagem acessível a todos os colaboradores.


VANTAGENS DA METODOLOGIA BSC-PARTICIPATIVO DA LEME CONSULTORIA
• Tradução da Estratégia
• Alinhamento Estratégico
• Gestão da Estratégia
• Identificação de Riscos de Execução da Estratégia
• Foco na atuação da Gestão da Mudança
• Elevação do nível de entrega e de desempenho organizacional
• Cultura de Foco em Resultados
• Empoderamento do gestores e colaboradores (empowerment)

 


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