São Paulo – Depois de muita preparação e longas entrevistas com o recrutador, você finalmente recebe a ligação e ouve a frase há muito esperada: “você está contratado”. Mas, junto com estas três palavrinhas mágicas, vêm também os desafios da adaptação ao novo emprego.
Pesquisa divulgada pela Accountemps com mais 1.400 pessoas nos Estados Unidos, entre empregados e gerentes revelou quais são as principais dificuldades de quem acaba de conquistar uma nova oportunidade profissional. Confira quais são elas e quais as dicas para superá-las:

1 Aprender novos processos e procedimentos
É o que mais tira o sono dos participantes da pesquisa. Para 40% dos empregados e 60% dos gerentes este é o principal desafio para um recém-chegado à empresa.
Isso acontece porque quem garante uma nova oportunidade profissional já quer chegar “marcando gol” e, sem conhecer o “modus operandi” da empresa, fica difícil começar já trazendo resultados.

Dica: observe e pergunte. Ter a iniciativa de aprender, sem ficar esperando que expliquem os procedimentos, conta a favor nesta hora e acelera o processo de adaptação.
“O ponto importante é navegar entre as áreas da empresa, conversando com os colegas”, diz Ana Guimarães, gerente da divisão de mercado financeiro da Robert Half. Assim você descobre como funcionam os de departamentos quais as responsabilidades e procedimentos de cada área da empresa.

2 Conhecer o novo chefe e os colegas
A integração com os novos colegas de trabalho e com o novo chefe pode gerar certa ansiedade até no mais experiente dos profissionais. Segundo a pesquisa, 20% dos empregados e 20% dos gerentes citaram este aspecto como o mais difícil para um novato.
Dica: Observação é a palavra de ordem. Afinal, comportar-se de forma inadequada e falar demais podem minar suas chances de ser bem recebido pelos novos colegas de trabalho. “Não tem uma fórmula mágica, é ouvir mais do que falar”, sugere Ana.
Além de manter o radar ligado, a especialista indica aos novatos uma atitude mais proativa. “Não fique restrito ao seu mundinho, procure entender a dinâmica da área e como funciona a sinergia entre o gestor e os pares”, diz Ana.

3 Lidar com novas tecnologias 
O rápido surgimento de novas ferramentas demanda atualização contínua e , mesmo quem procura sempre estar a par dos lançamentos na sua área de atuação , pode topar com novidades logo no primeiro dia de trabalho. 
Por isso, o uso de novas tecnologias é que mais preocupou 17% dos empregados e 12% dos gerentes entrevistados pela Accountemps, ao aterrissarem na nova empresa. 

Dica: Geralmente a qualificação fica a cargo das empresas, de acordo com Ana. “A própria companhia já se preocupa com isso e o profissional deve ficar atento aos treinamentos oferecidos”, diz. No entanto, se isso não acontecer, procure algum colega mais experiente e peça ajuda.

4 Adaptar-se à cultura da empresa
Embora esta tenha sido a questão menos citada pelos entrevistados – 12% dos empregados e 7% dos gerentes -, na opinião, de Ana, esse é o principal desafio para os novatos.
“Entender quais são os valores que a empresa prega é essencial para conseguir absorver os procedimentos adotados”, diz. Segundo ela internalizar estes conceitos é o primeiro passo para conseguir desenvolver o trabalho.

Dica: transmitir valores e a missão da empresa é tarefa para o departamento de RH. “Geralmente isso é feito durante o processo de integração”, diz Ana. Mas a pessoa mais próxima de você e que pode ajudá-lo nesse sentido é o seu chefe direto, caso reste alguma dúvida.

Fonte: Portal Exame, 28/01/2013

plugins premium WordPress