Promover uma boa experiência do candidato em um processo seletivo não é frescura! São os primeiros passos do relacionamento de um profissional com a sua empresa.
por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 13/2/2019 [update: 05/9/2022]
▶ Quando as pessoas estão procurando emprego, é comum acessarem todos os sites que congregam vagas de inúmeras empresas, o próprio LinkedIn, assim como, as páginas das agências de emprego e consultorias de RH.
Para ser uma empresa que se destaca entre os bons candidatos que têm acesso a essas ofertas, é necessário investir em algo que o mercado tem chamado de “experiência do candidato”. Aliás, melhorar a experiência das pessoas tem sido meta em diversos segmentos, desde promover conforto visual a que lê um texto na internet até o bem-estar de um cliente que entra em uma loja física. Por isso, com o R&S não pode ser diferente.
Essa tal experiência do candidato consiste, portanto, em oferecer aos profissionais um relacionamento confiável e transparente, do início ao fim do contato desta pessoa com a empresa. E isso envolve diversas ações, desde a disponibilização clara de dados sobre a vaga até o feedback quanto ao encerramento do processo seletivo.
Pensando em ajudar as empresas a se destacarem, preparamos um guia com algumas sugestões de “boas práticas” que vão melhorar a atração de talentos e a permanência desses profissionais no processo de recrutamento e seleção.
1. Clareza nas informações sobre a vaga
O maior problema que a falta de informação clara pode causar é, sem dúvida, atrair candidatos que não têm a ver com o perfil desejado. É imprescindível informar quais são as responsabilidades, a qualificação mínima necessária e os benefícios da vaga. A descrição deve ser concisa, mas isso não significa que informações devam ser omitidas. Uma das definições do termo concisão é “brevidade e clareza no escrever”.
2. Atenção ao título da vaga
Cuidado, também, com a linguagem aplicada. Utilizar termos comuns para o título facilita a visualização para o candidato em meio a quantidade de vagas que algumas páginas oferecem. Um bom candidato pode passar despercebido pela vaga da sua empresa, pois a descrição do nome estava confusa, não o atraiu ou não significou algo para ele.
3. Se possível, informe a remuneração
Os candidatos se sentem mais seguros em saber quanto receberão ao relacionarem o valor com as responsabilidades descritas. Lembrando que os benefícios corporativos compõem a remuneração total paga, por isso, já falamos anteriormente que são informações imprescindíveis para constarem na descrição da vaga.
4. Fale muito brevemente sobre a empresa
Na descrição da vaga não deve haver um institucional, a missão, visão e os valores organizacionais ou demais informações relacionadas. Aqui, o imperativo continua sendo a concisão. Se for o caso, indique o site ou a página da empresa no Facebook ou no LinkedIn, para que o candidato possa se atualizar quanto ao histórico da companhia. E isso nos leva ao próximo item.
5. A primeira impressão é a que fica
Frase clichê, mas que deve ser levada ao pé da letra. O candidato deve sentir confiança na empresa para a qual ele está se disponibilizando para trabalhar. As pessoas têm medo (e com razão) de disponibilizar seus dados caso elas não tenham certeza de que as informações serão utilizadas adequadamente. Mantenha a página da empresa, o LinkedIn ou o Facebook com informações atualizadas, pois o candidato vai pesquisar em todos os lugares para saber se a empresa é de confiança. Assim, não há risco de perder esse profissional logo no início ou ao longo do processo.
6. Utilize recursos tecnológicos com boa interface para o candidato
Boa parte dos envios de currículos são feitos via site, que se integra a um sistema de recrutamento e seleção. Por isso, invista em um site ou sistema de R&S que seja amigável, para que o candidato não desista no meio do cadastramento. Opte por recursos que ofereçam segurança de dados para a sua empresa e para o candidato. Um dos indicadores de que o site é confiável é verificar, por exemplo, se a página do fornecedor começa com “https” (o “s” indica o protocolo de segurança). Veja outros fatores que o ajudarão a escolher um ótimo sistema de recrutamento e seleção.
7. Realize um processo adequado à vaga
O ideal é simplificar. Se existem etapas que podem ser otimizadas por telefone ou via Internet (Skype ou recursos semelhantes), não hesite em fazer! Se deslocar algumas vezes para o processo seletivo gera custos ao candidato e, em alguns casos, é um dinheiro que ele não tem naquele momento. Uma boa triagem feita por telefone é uma etapa que não precisa mais acontecer presencialmente.
8. Cumpra o horário combinado com o candidato
Se marcou a entrevista às 9 horas, atenda o candidato às 9 horas. A pessoa que está aguardando para ser entrevistada tem outros compromissos. E mesmo que não tenha, é atencioso cumprir o que foi combinado, afinal, o candidato está disponível no horário acertado. Atendimento desrespeitoso depõe contra a melhor experiência do candidato e ele achará que toda a organização é reflexo daquele momento. Atenção! Estamos falando de oferecer uma boa experiência para um ser humano!
9. Não deixe o candidato sem respostas
Se você não consegue esclarecer uma informação na hora, dê um posicionamento posterior ao candidato. Não o deixe sem resposta, pois se este profissional estiver concorrendo a um trabalho em outras empresas, ele dará mais atenção àquela que demonstrou real interesse nele. Aliás, esse fundamento vale, também, para o feedback quanto ao processo seletivo: informe o candidato se ele não passou e explique o motivo. Se o processo foi encerrado por demandas organizacionais, informe a todos os participantes. Nunca deixe uma pessoa sem resposta. Se são muitos candidatos, até mesmo por e-mail é possível fazer esse retorno.
10. Por fim, trate o candidato como gostaria de ser tratado
Essa é a mais pura verdade. Se você quer possibilitar ao candidato uma boa experiência e deixar a sua marca empregadora lá em cima, cuide de todo o atendimento dispensado à pessoa. No LinkedIn, é possível ler, todos os dias, relatos de candidatos que se sentiram mal ao longo do processo seletivo. Com certeza, você não quer esse tipo de depoimento para a sua organização. A melhor forma de saber se você está indo pelo caminho certo é perguntar a si mesmo se as suas ações lhe dão orgulho ou se você gostaria de ter passado pelo mesmo processo ofertado ao candidato. Se não, repense as atitudes para o próximo processo seletivo.
Essas boas práticas vão fomentar processos seletivos mais atraentes, vão gerar contratações mais assertivas e, mais do que isso, vão promover nos candidatos uma excelente visão sobre o employer branding da organização que o contratou! ◼
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Programa de Mentoria acelera a aprendizagem e tem efeitos positivos no clima organizacional, produtividade e engajamento. Entenda!
por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 7/2/2019
▶ Existe um modelo de aprendizagem bastante contemporâneo, que data da década de 1990, e que vem crescendo ao longo dos últimos anos, especialmente com o impacto da transformação digital nas organizações: modelo de aprendizagem 70:20:10. Já ouviu falar?
Embora controverso (há dúvidas quanto àqueles que o desenvolveram e o método aplicado para determinarem estes valores – mas, isso é conversa para outro dia!), o modelo chegou a uma “expressão numérica” que estima o percentual sobre quais as formas de aprendizagem das pessoas nas organizações.
Os valores, 70, 20 e 10, equivalem, portanto, ao percentual dos meios de aprendizagem organizacional, ou seja:
70% = aprendizagem na ação, na prática, on the job;
20% = aprendizagem com ajuda de outras pessoas, como mentoria, coaching e grupos de trabalho;
10% = aprendizagem em sala de aula, especializações e treinamentos.
Isso quer dizer que não existe um único meio de aprender, reforça uma ideia que é conhecida há tempos, de que as pessoas aprendem de formas diferentes e que, há tempos também, a sala de aula já não é o único local para adquirir conhecimentos.
Mas, hoje, queremos falar sobre um destes processos de aprendizagem, especificamente: programas de mentoria, que estão dentro dos 20% da aprendizagem que requerem o envolvimento de outras pessoas.
Mentoria, ou mentoring, é um processo relacional, no qual uma pessoa muito experiente (o que não significa a idade e nem mesmo o nível hierárquico) em um tema ou função aconselha, compartilha vivências, situações e tomadas de decisões com outro profissional, que necessita fortalecer suas competências para se desenvolver. O processo não precisa ser 1:1; o mentor pode orientar mais de um profissional, pois o foco é acelerar a aprendizagem dos demais.
As aplicações da mentoria mais habituais na organização são para:
– preparar profissionais para assumirem funções de liderança;
– capacitar sucessores, para diversas funções, não apenas liderança;
– reduzir custos com T&D, utilizando mentores da própria organização.
Muitas empresas já adotam a prática do mentoring, mesmo que informalmente. Entretanto, é importante tornar este processo de desenvolvimento cognitivo, social ou emocional como um recurso estruturado oferecido pela companhia, com suporte ao mentor – o profissional mais experiente – e ao mentorado, o profissional que está em preparação.
Mas, é necessário fazer um lembrete antes de prosseguir: mentoria e coaching são processos diferentes! Vale lembrar que a mentoria tem bases no aconselhamento, na troca de experiências, tendo um modelo, isto é, o mentor como referência.
O coaching, por outro lado, estimula o coachee, por meio de técnicas e ferramentas, a refletir sobre si mesmo em prol do alcance dos seus objetivos pessoais e profissionais. Um processo não desmerece o outro; pelo contrário, podem trabalhar em plena comunhão. Estamos apenas nos aprofundando em mentoria, pois é nosso foco de hoje.
O principal objetivo da mentoria é acelerar a aprendizagem. Por isso, o mentor não precisa ser, exatamente, uma pessoa mais velha que o mentorado. O que diferencia mentor e mentorado é, na verdade, a “quilometragem rodada” em determinado assunto.
Basta analisar o seguinte cenário: um profissional sênior que precisa se atualizar quanto às práticas tecnológicas atuais pode ser aconselhado por um profissional jovem, que tem bastante habilidade neste tema. Afinal, o mentoring é a transmissão do conhecimento.
Mas, para que este processo realmente atinja o seu objetivo, o de precipitar a aprendizagem daqueles profissionais que têm algum gap de desenvolvimento – que não precisa ser apenas comportamental –, é preciso estruturar um programa de mentoria.
É necessário oferecer estrutura e suporte para ambos os lados envolvidos. O mentoring é relacional, demanda que as pessoas estejam preparadas para transmitir o conhecimento que têm para os demais. Também requer que o mentor esteja atualizado no tema para o qual foi destacado para as mentorias.
Por outro lado, o mentorado precisa estar receptivo para receber as orientações advindas do seu mentor. É necessário ser transparente na troca de informações, para que haja sucesso no processo.
Portanto, um programa de mentoria precisa contemplar as seguintes ações:
– preparar a equipe que vai trabalhar como suporte dos envolvidos;
– formar os mentores, afinal estes profissionais também precisam de recursos para transmitir o conhecimento;
– preparar os mentorados;
– ao final, deve ser gerada uma avaliação com apuração dos resultados.
O objetivo maior do programa de mentoria é acelerar a aprendizagem. Entretanto, há diversos efeitos positivos decorrentes deste projeto. Um deles é a manutenção do conhecimento na empresa. A possibilidade de perpetuar saberes, desafios, tomadas de decisão, erros e acertos é fundamental para a sustentação orgânica da companhia.
A experiência das pessoas passa a ser mais valorizada, o que impacta diretamente no clima organizacional. Outra impressão que se tem com o programa de mentoria é a melhora no relacionamento entre gerações, tendo em vista que, normalmente, há uma diferença de idade entre mentor e mentorado. Temos de nos lembrar que vivemos um momento em que há enorme mescla de profissionais de diferentes gerações trabalhando juntos.
Também é resultado do programa de mentoria o aumento no percentual de engajamento das pessoas com as ações propostas pela organização e isso, consequentemente, tem impacto na produtividade.
Por isso, esse é um projeto que deve ser contemplado no planejamento organizacional e, com certeza, pode ser conduzido pela área de RH ou BP da companhia. As técnicas de mentoria também se encaixam perfeitamente nas trilhas de aprendizagem, na qual os mentores contribuem em determinados pontos para aceleração da aprendizagem. ◼
VOCÊ SABIA?
A Leme possui programas de Mentoria com especialistas experientes sobre os principais temas de Gestão de Pessoas, Recursos Humanos e Estratégias Organizacionais. Saiba mais sobre as nossas sessões exclusivas de Mentoring:
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O tema Avaliação de Desempenho por Competências é trabalhado em 3 dos nossos cursos abertos. Entenda as diferenças entre os conteúdos e escolha aquele que melhor atende as suas necessidades.
por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 5/2/2019
▶ A Leme Consultoria é reconhecida nacionalmente pelos projetos de Avaliação de Desempenho por Competências desenvolvidos em centenas de clientes em todo o Brasil e no exterior. Órgãos públicos, empresas privadas e do terceiro setor, de todos os portes, contam com as nossas soluções em mapeamento e avaliação de desempenho por competências.
As metodologias desenvolvidas pela Leme, que embasam estes projetos, estão disponíveis em literatura. São 11 publicações que abordam a Gestão de Pessoas por Competências, desde o processo de Seleção até a mensuração dos resultados e ROI de treinamento, passando, é claro, pela Avaliação.
O know-how que a Leme adquiriu ao longo dos anos e que está em contínua evolução, também está disponível em formato de capacitação. Todos os treinamentos têm turmas em SP e alguns são ministrados em outros estados.
Especificamente sobre o tema Avaliação de Desempenho por Competências, a Leme oferece ao mercado 3 cursos abertos. O objeto dos treinamentos é o mesmo: destacar a importância dessa ferramenta como estratégia na gestão de pessoas.
Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas capacitações, com a finalidade de que o participante decida qual delas se adapta melhor à sua necessidade.
Esse curso aberto é uma inovação da Leme. O primeiro ponto de destaque vai para a execução deste treinamento, que acontece aos sábados. A ideia é atender a um público que opta por fazer suas especializações fora do horário comercial.
Outro ponto importante é a condução deste treinamento de Mapeamento e Avaliação de Desempenho por Competências, que é ministrado por Victor Barbalho, um dos nossos consultores. Victor é especialista nas metodologias da Leme, com forte atuação em processos de Mapeamento e Avaliação e Dimensionamento da Força de Trabalho.
O foco deste treinamento é oferecer ao público soluções para mapear e avaliar pessoas utilizando os recursos da própria empresa. Para isso, Victor apresentará conceitos práticos, acessíveis e aderentes às mais variadas organizações, pois são métodos flexíveis e que respondem ao perfil organizacional.
As metodologias que serão ensinadas reforçam o quão personalizado o projeto fica, tendo em vista que as técnicas de coletas das competências técnicas e comportamentais são feitas com todos ou, pelo menos, uma amostragem dos colaboradores da organização. Portanto, as informações vão refletir a realidade organizacional.
E, é importante citar: os métodos apresentados neste treinamento oferecem redução da subjetividade, com comprovação matemática.
O treinamento ministrado por Victor acontece em dois sábados, com carga horária de 16 horas (8h/dia) e inclui:
– material didático;
– coffee break;
– almoço;
– certificado;
– um livro que complementa o conteúdo da sala de aula.
É só clicar aqui para se inscrever!
Este treinamento é mais uma das novidades da Leme Consultoria e, por isso, é ministrado por Rogerio Leme, autor de diversas metodologias para Gestão de Pessoas por Competências e Estratégia Empresarial.
Uma das bandeiras defendidas pelo Prof. Rogerio é, justamente, a importância que tem a Avaliação de Desempenho na gestão de pessoas e como ferramenta estratégica para as organizações, de forma geral.
Por isso, diante das críticas que o processo avaliativo vem sofrendo, Rogerio entendeu que era o momento de fomentar o modelo de Avaliação de Desempenho por Competências da Leme Consultoria, que integra Processos, Pessoas e Estratégia Organizacional.
Neste modelo da Leme, a avaliação é composta por até 4 perspectivas:
– competências técnicas;
– competências comportamentais;
– responsabilidades;
– resultados.
Em 2 dias, Rogerio Leme lança para os participantes algumas provocações, para que saiam do lugar-comum e reflitam se, de fato, o instrumento de Avaliação de Desempenho está com os dias contados ou se é necessário revisar a metodologia e os recursos utilizados.
O treinamento ainda inclui: material didático, certificado, coffee breaks, almoços e o livro “O que você precisa realmente saber sobre o Futuro da Avaliação de Desempenho”, de Rogerio Leme e Renan Sinachi. Clique aqui para mais informações e inscrição.
Este curso aberto é uma das estrelas da Leme Consultoria! Há mais de 10 anos, esse treinamento tem atraído inúmeros profissionais que buscam uma especialização técnico-profissional em Gestão por Competências.
Neste treinamento, ministrado por Rogerio Leme, são apresentadas as metodologias e abordados todos os impactos que a Gestão por Competências tem nos diversos subsistemas de RH. De forma macro, as abordagens são:
– Conceitos fundamentais da Gestão de Pessoas;
– Mapeamento e Avaliação de Desempenho por Competências;
– Avaliação de Desempenho e de Responsabilidades;
– Cálculo e aplicação do Desempenho na Remuneração e Banco de Talentos;
– Feedback e Gestão do Desempenho;
– Seleção e Entrevista Comportamental.
Esta especialização é formatada para atender a órgãos públicos e empresa privadas, para profissionais de Recursos Humanos, Gestores, Consultores e Business Partners.
Os participantes serão desenvolvidos nas metodologias:
– Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências
– Revisão/Elaboração da Descrição de Função (atende eSocial e ISO)
– MAP – Mapa de Atribuições por Produto
– Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, baseado nas 4 perspectivas.
Todo o conteúdo é apresentado em 40 horas, por meio de exposição teórica dialogada, troca de informações e experiências e exercícios práticos para fixação do conteúdo. Para isso, além da apostila teórica, os participantes recebem um caderno de exercícios.
Com a inscrição, o participante recebe também 5 livros de autoria de Rogerio Leme, que complementam o conteúdo visto em sala de aula, além do certificado, coffee breaks e almoços incluídos. A inscrição pode ser feita diretamente neste link.
E, para conhecer mais datas e outros temas, acesse a nossa agenda completa. ◼
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Curso Gestão de Benefícios da Leme Consultoria fortalece nos participantes o senso de importância em elaborar um plano que esteja alinhado aos desejos organizacionais e aos dos usuários.
por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 31/1/2019
▶ Há alguns anos, falar de benefícios nas empresas se resumia a oferecer um bom plano de saúde aos colaboradores. Ou, algumas organizações já destacavam o Plano de Carreiras como um benefício estratégico, especialmente para reter pessoas.
Nenhum desses itens deixa de ser um benefício e de ser indispensável para os colaboradores. Mas, o mercado e as pessoas mudam; as exigências por benefícios inovadores crescem e as empresas precisam se adequar às práticas atuais, pois oferecer diferenciais é um modo de atrair, engajar e manter talentos.
Aliás, é importante reforçar que o mercado de trabalho vive um momento em que é possível que 3 ou mais gerações trabalhem juntas! Profissionais de 16 e com mais de 60 anos estão lado a lado, dia a dia, trabalhando. E então, como fazer com que a gestão de benefícios seja adequada a essa amplitude entre a idade dos profissionais?
Esse é um dos motivos pelos quais é preciso deixar de lado o pensamento antiquado que, infelizmente, ainda perdura em algumas organizações: benefícios não são despesas, são investimentos e devem ser reconhecidos como ferramenta estratégica de gestão de pessoas.
O Curso Gestão de Benefícios da Leme Consultoria desmistifica de uma vez estes e outros paradigmas e prepara os profissionais da área de gestão de pessoas para que se tornem mais estratégicos e tenham condições de auxiliar a organização a alcançar objetivos.
O primeiro ponto importante do curso Gestão de Benefícios da Leme é clarificar com os participantes o quão importante é o uso de indicadores para mensurar os impactos em diversos setores da organização, como produtividade, lucratividade, absenteísmo e outros.
Inclusive, esta é uma forma de afastar aqueles ruídos chatos que, por vezes, acometem a área, de que o “RH não sabe mensurar”: com parâmetros e indicadores bem estruturados, é possível determinar como estava e qual o impacto da nova ou revisada política de benefícios na organização.
O curso Gestão de Benefícios também reforça como o plano deve estar em estrito alinhamento com a estratégia e refletir o perfil organizacional. Isto é, não basta querer aderir às práticas de mercado e estabelecer um plano com benefícios arrojado mas que não atenda às necessidades da maior parte dos usuários.
Por isso, no curso Gestão de Benefícios da Leme, o participante já sai com uma sugestão de plano de benefícios alinhado aos objetivos e estratégias da sua empresa. É praticamente uma miniconsultoria para a elaboração de um Plano de Benefícios!
E a comunicação e o endomarketing? São essenciais para o sucesso do plano! O curso Gestão de Benefícios vai colocar esse tema em discussão, afinal, as pessoas, sejam colaboradores ou candidatos, precisam reconhecer esse diferencial competitivo.
O primeiro exemplo da necessidade de comunicação do plano é com a equipe de Seleção: o pessoal precisa saber quais são os benefícios para que ofereçam informações corretas aos candidatos e eles percebam o valor de cada um deles. Afinal, benefícios compõem a remuneração total que será paga.
Da mesma forma, os colaboradores também devem perceber o valor dos benefícios que recebem: bolsas de estudo, por exemplo, refletem a importância que a organização dá para o desenvolvimento de suas pessoas.
Tudo isso tem valor e deve ser mensurado e, desta forma, o curso Gestão de Benefícios vai demonstrar que não existe previsão de qualidade de vida que possa abrir mão de um plano de benefícios aderente às demandas da organização e dos usuários.
Para conhecer o conteúdo programático completo e fazer a inscrição no curso Gestão de Benefícios (agora, na versão on-line), basta acessar a nossa agenda de cursos abertos disponível neste link.
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O Sistema FIETO está implantando o projeto de Gestão por Competências com a metodologia de Mapeamento e Avaliação da Leme Consultoria.
Por Maíra Stanganelli | 28/1/2019
▶ Em 2018, a Leme Consultoria sagrou-se vencedora de um pregão que visava à contratação de uma empresa especializada para a implantação do projeto de Gestão por Competências no Sistema FIETO.
Desde então, a parceria entre as empresas se estabeleceu em uma base sólida e o projeto tem caminhado sob a responsabilidade técnica do Diretor Técnico da Leme Consultoria, Renan Sinachi, e gestão e execução do consultor Ricardo Abreu, além do apoio da equipe de analistas da consultoria.
O projeto de Gestão por Competências em implantação contemplou, inicialmente, o mapeamento das competências técnicas e comportamentais dos colaboradores do Sistema FIETO.
Ambos os processos utilizaram metodologias de coleta desenvolvidas pela Leme Consultoria:
– a identificação das competências técnicas aconteceu pela revisão/elaboração da Descrição de Função. Com a proposta da Leme Consultoria, essa etapa foi realizada em conjunto, entre gestor e colaborador, de forma a contemplar a visão ampla das atividades executadas;
– o mapeamento de competências comportamentais aconteceu com a técnica do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências, desenvolvida por Rogerio Leme. Neste link, é possível acessar os detalhes sobre essa metodologia.
Depois de validadas todas as informações coletadas, tanto com um Comitê formado por colaboradores do Sistema FIETO quanto com a Alta Direção, o projeto chegou ao momento da Avaliação das Competências.
Na semana de 21 de janeiro de 2019, Renan Sinachi e Ricardo Abreu estiveram no Sistema FIETO para ministrar algumas palestras de sensibilização que antecedem a Avaliação, envolvendo todos os colaboradores da instituição. Essa sensibilização é importante para assegurar a qualidade das respostas, aumentar o engajamento e apresentar aos profissionais o software GCA, o recurso informatizado que faz toda a gestão da Avaliação de Desempenho por Competências.
Este ciclo de palestra foi agendado previamente com o Comitê de Implantação do Sistema FIETO, que convidou os colaboradores para esse momento que ajuda a esclarecer dúvidas quanto à Avaliação e de como os resultados são importantes para o desenvolvimento profissional e pessoal de avaliados e avaliadores.
Palestra Ciclo de Avaliação Desempenho por Competências, F. Adilvan
Palestra Ciclo de Avaliação Desempenho por Competências IEL, F. Adilvan
A partir deste momento, o Sistema FIETO adentra, efetivamente, no processo da Avaliação, isto é, os avaliadores começam a responder o questionário via software GCA. Depois de um período determinado com a instituição, há o encerramento da coleta da Avaliação e a geração dos relatórios.
Na sequência, os gestores serão capacitados para fazer a leitura e a interpretação dos relatórios gerados pelo software GCA, de forma que possam oferecer um feedback construtivo para suas equipes. Acontece neste momento, também, a orientação dos líderes quanto à montagem do PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, com base nas competências prioritárias a serem desenvolvidas por cada avaliado da equipe.
A participação ativa da Leme Consultoria no projeto de Gestão por Competências do Sistema FIETO se encerra com a apresentação final e a entrega dos resultados aos membros da Alta Direção e do Comitê de Implantação. A Leme também indicará quais são os pontos cruciais para a continuidade saudável e sustentável do projeto na instituição.
Mesmo sendo desafiador, esse é um projeto que moderniza as práticas de gestão de pessoas e as coloca como protagonistas do crescimento organizacional. Muitos resultados já poderão ser percebidos ao longo do processo e logo após, mas perpetuar este modelo de gestão estratégica de pessoas é que trará os impactos positivos de forma continuada.
Saiba mais sobre os projetos da Leme. Entre em contato pelo formulário (no final da página) para conhecer o que podemos desenvolver juntos!
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Curso de Consultoria interna de RH – Business Partner, ministrado por Marcia Vespa, desenvolve profissionais para que se tornem parceiros estratégicos da organização.
por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 24/1/2019
▶ Marcia Vespa é Diretora de Educação Corporativa da Leme Consultoria, mas, mais do que isso, é apaixonada por desenvolver pessoas. Por isso, sempre atuou nos subsistemas de RH, tais como T&D e Educação Corporativa, com passagens por grandes empresas nacionais e multinacionais
Na Leme, Marcia desenvolve inúmeros projetos de capacitação de líderes, executive coaching para a alta direção e desenvolvimento de equipes de alta performance, voltados para órgãos públicos ou empresas privadas.
Com toda essa bagagem e a disposição para transformar a vida das pessoas, Marcia desenvolveu o Curso de Consultoria Interna de RH, também chamado de Business Partner. Com um conteúdo bastante interativo, esta capacitação fortalece as competências dos participantes para atuarem como parceiros estratégicos da organização.
A postura estratégica do Business Partner, ou BP, é o que se espera do profissional que se especializa para prestar esse serviço nas organizações. Desta forma, o alinhamento dos planos de RH ao planejamento estratégico é item fundamental que o profissional que desempenha o papel de Business Partner precisa fazer.
Para reforçar a importância desta postura estratégica do BP alinhado ao planejamento organizacional, separamos uma matéria da revista Profissional & Negócios, publicada em outubro de 2018, sobre a implantação deste modelo em uma grande multinacional: Business Partner trouxe economia de R$ 7,2 milhões no custo da área de RH da ArcelorMittal.
Por isso, o curso de Consultoria Interna de RH reforça o quão crucial é esse novo modelo de atuação, isto é, a área de Gestão de Pessoas com um desempenho estratégico, lado a lado com as áreas de negócio.
E fica claro como a performance do RH como BP vai muito além da capacidade de fazer boas contratações ou de promover ações de desenvolvimento que, naturalmente, se enquadram nas (muitas) atividades do RH. No curso de Consultoria Interna de RH da Leme Consultoria, Marcia Vespa prepara o profissional de BP para:
– entender profundamente o negócio da companhia;
– saber conectar as pessoas às estratégias organizacionais e aos processos;
– ajustar os planos do RH ao planejamento estratégico, com foco em resultados sustentáveis;
– ser parceiro dos gestores no alcance das metas;
– desenvolver tanto as próprias competências quanto a dos líderes, de forma que estes gestores se tornem parceiros do RH.
Um dos pontos altos da carreira de um profissional de BP é o autoconhecimento. Aliás, se autoconhecer é fundamental para toda pessoa que deseja entregar sempre os melhores resultados. Por isso, o curso de Consultoria Interna de RH da Leme Consultoria contempla um teste de perfil e motivadores.
Este teste, individual, compara os talentos pessoais do respondente com as principais lideranças brasileiras e traz a descrição de atribuições, responsabilidades e competências do aluno como Consultor Interno de RH, para alinhamento dos seus objetivos pessoais aos organizacionais. Além do teste, o respondente tem 1 hora de coaching/counseling e Plano de Desenvolvimento Individual.
Graças ao seu extensivo trabalho no desenvolvimento de lideranças, Marcia Vespa também agrega ao curso de Consultoria Interna de RH depoimentos de CEOs de empresas privadas e profissionais da Alta Direção de órgãos públicos, que relatam as expectativas que os líderes têm em relação à atuação do RH.
Por outro lado, a facilitadora apresenta o levantamento sobre as principais insatisfações dos subordinados em relação aos gestores. Ter acesso a essas visões, dos líderes e liderados, são valiosas para o alcance de alguns objetivos deste curso de Consultoria Interna de RH: guarnecer os participantes sobre as fortalezas e as fraquezas de quem atua na posição de liderança e no RH, para que, como BP, possam se tornar parceiros dos gestores no desenvolvimento das competências para o alcance das metas.
Como último diferencial, os inscritos recebem um exemplar impresso do livro “Um RH visto de Cima – O que a Alta Administração espera que você saiba para fazer a diferença”, escrito por Marcia Vespa. O conteúdo complementa a sala de aula e inclui exercícios práticos para o desenvolvimento de pessoas que têm foco em resultado sem perder o olhar humano.
O curso de Consultoria Interna de RH tem 24 horas (3 dias) e inclui, também, 2 coffee breaks/dia, almoço, material didático e certificado.
Jennifer Alves – Craveiro Contabilidade
“Esse foi o treinamento em RH que, com certeza, abriu minha visão em relação à minha carreira. Marcia Vespa é, sem sombra de dúvidas, minha inspiração enquanto profissional da área, com uma visão esclarecedora e uma linguagem excelente”.
Francy Carmen dos Santos – Bebidas Carvalho
“O Treinamento é de fundamental importância para que o RH torne-se um parceiro realmente eficaz da organização no alcance da sua estratégia, dos seus objetivos”.
Viviane Tourinho Sérvio – Clínica Imagem Plena
“A busca pelo conhecimento deve ser uma premissa de vida e a Leme Consultoria, através da pessoa de Marcia Vespa, nos proporcionou a incrível oportunidade de crescermos com quem se importa com as pessoas e impacta vidas de forma positiva e agregadora”.
Alexandre Seiffert Nunes – TRT-15ª Região (Campinas/SP)
“Ótimo e engrandecedor curso!”
Edely Mencinauskis Geraldo – Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo/SP)
“A consultora (Marcia Vespa) tem muita bagagem, nos ajudou com muitos exemplos práticos que enriqueceram o conteúdo/teoria.”
As inscrições para esse treinamento estão abertas! Acesse a nossa grade completa de Treinamentos ou acesse diretamente as turmas de seu interesse no box abaixo:
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CONSULTORIA INTERNA DE RECURSOS HUMANOS
Carga horária: 24h | São Paulo / SP
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Leme Consultoria agora tem cursos rápidos em SP e aos sábados, para profissionais que querem se atualizar com quem mais entende de RH no país.
por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 22/1/2019
▶ A Leme Consultoria é uma das mais importantes empresas nacionais de desenvolvimento de soluções para RH e Gestão de Pessoas. São mais de duas décadas dedicadas a entender os anseios, as dificuldades e as expectativas dos profissionais de RH e a transformar esses questionamentos em soluções acessíveis.
Esse é um dos motivos de termos sidos reconhecidos 2 vezes como “Top of Mind de RH”, na categoria Consultoria de RH e indicados novamente ao prêmio “Melhores Fornecedores para RH”.
Foi assim desde o início, quando a Leme atuava apenas como uma software house, com o desenvolvimento de sistemas para otimizar os processos de Recrutamento & Seleção de Pessoas e da Avaliação de Desempenho. Ao longo dessas duas décadas, estes sistemas foram sendo otimizados e pudemos assumir um novo braço de mercado: o de prestação de serviços, por meio de consultoria e cursos rápidos.
Os cursos abertos da Leme Consultoria já têm mais de 10 anos de história e formaram centenas de pessoas em todo o Brasil e profissionais de outros países também. Atualmente, a nossa grade oferece 9 cursos rápidos, sob os temas: Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, Remuneração e Benefícios, Estruturação de RH e Planejamento e Estratégia.
As soluções em Avaliação de Desempenho com Foco em Competências são o carro-chefe da Leme Consultoria, graças às metodologias exclusivas desenvolvidas por nossa equipe e que são referências em empresas privadas e órgãos públicos de todo o Brasil.
Sob a tutela de Rogerio Leme, Diretor Executivo da Leme Consultoria, os cursos rápidos que têm foco em Mapeamento e Avaliação de Pessoas são divididos em 3 treinamentos abertos:
• “Formação de Especialistas em Gestão do Desempenho por Competências” (40h);
• “Avaliação de Desempenho: Modelos e Tendências” (16h);
• “Mapeamento e Avaliação de Competências” (16h).
O último tema apresentado, “Mapeamento e Avaliação de Competências”, é que traz novidades ao mercado: visando atender ao público que prefere ou somente pode estudar aos finais de semana, esse conteúdo é um dos cursos rápidos em SP que acontece em 2 sábados.
Os cursos rápidos em SP, que acontecem aos sábados, são ministrados por Victor Barbalho, um dos especialistas da Leme nas metodologias desenvolvidas pela consultoria.
Estes cursos rápidos têm carga horária total de 16 horas, portanto, são realizados em 2 sábados consecutivos. Os treinamentos incluem 2 coffee-breaks/dia, almoço, material didático e um livro escrito por Rogerio Leme, que complementa todo o conteúdo visto em sala de aula.
Victor Barbalho é formado em Psicologia e é especialista em Mapeamento e Avaliação de Competências e Dimensionamento da Força de Trabalho com as metodologias da Leme Consultoria. O profissional atua há mais de 10 anos em consultorias nacionais e internacionais, o que lhe garantiu know-how diversificado em Gestão de Pessoas.
O consultor implanta projetos em empresas privadas e órgãos públicos de todos os portes, em todo o país. Estar em todas as regiões do Brasil permite que Victor esteja em constante alinhamento com as tendências do mercado e conheça as aflições que os profissionais de Gestão de Pessoas enfrentam. Assim, é capaz de pesquisar para oferecer soluções que melhorem a vida dos seus colegas da área de RH.
Victor também é um dos consultores do time de especialistas que apresentará a série de cursos online e gratuitos sobre Gestão do Desempenho, promovidos pela Leme no mês de fevereiro de 2019. As informações completas sobre esse minicurso online e gratuito estão disponíveis neste link.
Dentre os clientes atendidos por Victor, podemos destacar: SEFAZ-MT, TJ-AP, TRE-BA, Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), Vetbr Saúde Animal (MG) e UNIFEOB (SP).
Os cursos rápidos ministrados por Victor têm 3 datas para acontecer em 2019, nos meses de março, junho e setembro, todos em São Paulo. O principal argumento apresentado nestes cursos rápidos em SP é a implantação do projeto de Mapeamento e Avaliação de Competências Técnicas e Comportamentais utilizando os recursos internos.
Para isso, Victor apresenta a metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências e um modelo prático de coleta e descrição de Função, ideal para desenvolver ou revisar os descritivos, inclusive para atender ao e-Social.
Para ambos os casos, os métodos de coleta apresentados podem ser desenvolvidos internamente, sem a necessidade de contratação de consultorias externas. Ambas utilizam técnicas colaborativas, que deixam o processo com uma linguagem comum e acessível para toda a organização. Além disso, são ágeis e podem ser continuamente atualizadas.
O conteúdo desses cursos rápidos aborda, ainda, a estruturação do Plano Anual de Treinamento, com foco em desenvolver pessoas de forma assertiva, rápida e com custos reduzidos.
Para se inscrever, acesse a nossa grade geral de Treinamentos Abertos ou clique diretamente no box abaixo:
MAPEAMENTO E AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Carga horária: 16h | São Paulo / SP
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Leme Consultoria inaugura série de cursos gratuitos e online de “Gestão do Desempenho” exclusivos para clientes. Veja a programação e se inscreva.
Por CMKT Leme | 21/1/2019 [atualizado em: 15/2/2019]
▶ A Leme Consultoria já está trabalhando a pleno vapor em 2019! Desde o início de janeiro, iniciamos a produção da série de cursos gratuitos e online, com conteúdo desenvolvido exclusivamente para nossos clientes de projetos de consultoria ou educação corporativa, software e treinamento aberto. Se você se enquadra em algum destes perfis, cadastre-se no link informado ao final!
O grupo de profissionais destacado para conduzir as webaulas, além de estar continuamente em campo na execução de projetos e entendendo as necessidades dos clientes, também acompanha as tendências que o mercado apresenta e são estudiosos, palestrante ou professores de temas relacionados à Gestão Estratégica de Pessoas.
VEJA A PROGRAMAÇÃO DOS CURSOS GRATUITOS E ONLINE
Os cursos gratuitos e online são uma série de 5 aulas, com duração de até 2 horas cada, totalizando 10 horas de conteúdo exclusivo para nossos clientes! Cada uma das aulas abordará um tema referente à Gestão do Desempenho.
A transmissão dos cursos gratuitos e online acontecerá via Youtube, portanto, basta que o cliente tenha acesso à Internet para participar. As aulas são compostas por um período de explanação, com até 1h30 e, na sequência, os facilitadores do curso responderão às perguntas que forem feitas ao longo da apresentação.
Um dos diferenciais destes cursos gratuitos e online é que, ao final de cada aula assistida, forneceremos certificado de participação. Veja abaixo a programação e conheça os facilitadores:
19/2/2019 – 15h30 (horário de Brasília): Trilhas de Aprendizagem integradas ao modelo de Gestão por Competências
Conceitos de Trilha de Aprendizagem e modelo que integra Gestão do Conhecimento, Gestão por Competências e Gestão de Processos.
Com Rogerio Leme
21/2/2019 – 15h30 (horário de Brasília): Como fazer um Plano Anual de Treinamentos para a organização 4.0
Como fazer um plano anual de treinamento para organização 4.0: métodos, processos, curadoria e ferramentas atuais de autodesenvolvimento.
Com Renan Sinachi e Jennyfer Mariano
25/2/2019 – 14h30 (horário de Brasília)*: Gestão do Dimensionamento da Força de Trabalho
Técnicas para realizar o Dimensionamento da Força de Trabalho integrado ao modelo de Gestão de Desempenho com Foco em Competências.
Com Rogerio Leme e Victor Barbalho
*Excepcionalmente neste dia, a webaula iniciará às 14h30 (horário de Brasília).
Data alternativa para esta webaula: 11 de março de 2019, às 15h30.
26/2/2019 – 15h30 (horário de Brasília): Ferramenta para Gestão Estratégica de Pessoas
RH 4.0: O GCA como ferramenta colaborativa e estratégica para gestão de capital humano, visando maior agilidade e inteligência para RH e Gestores.
Com Elsimar Gonçalves
28/2/2019 – 15h30 (horário de Brasília): Cases de desenvolvimento de líderes em empresas públicas e privadas
Conheça a metodologia que ajudou a formar centenas de líderes em empresas públicas e privadas e realize o objetivo de transformar o RH em aliado estratégico da alta administração.
Com Marcia Vespa
Para se inscrever, basta ☞ clicar aqui.
E lembre-se de convidar seus colegas de trabalho. Não há limite de inscritos por cliente!
➜ Estes cursos gratuitos e online são exclusivos para clientes da Leme Consultoria. Se você não é nosso cliente (ainda!), registre seu interesse para receber, em primeira mão, informações sobre a turma aberta. Clique aqui.◼
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