Avaliação de Desempenho: Modelos e Tendências

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Avaliação de Desempenho:
Modelos e Tendências

Facilitador do Treinamento:



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Formato In Company
(consulte)


Horários:

Carga horária: 16 horas

Cidade:


LOCAL:

 

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Informações sobre o Treinamento

As Avaliações de Desempenho vêm sofrendo muitas críticas em relação à forma com a qual são executadas, a periodicidade e as técnicas adotadas para as suas execuções. Baseado no novo livro de Rogerio Leme, esta capacitação estimula as reflexões sobre essas críticas e, principalmente, a discussão sobre os meios que organizações públicas e privadas têm para construir um Modelo de Gestão de Desempenho integrado e compatível com a realidade atual, com o aperfeiçoamento necessário para atender as exigências do mundo contemporâneo.

Objetivos:

• Compreender as críticas sofridas pela Avaliação de Desempenho, gerar reflexões e alternativas compatíveis com a realidade das organizações;
• Apresentar uma visão ampla e contemporânea de Gestão do Desempenho, Avaliação de Competências, Avaliação de Desempenho e Avaliação de Resultados;
• Apresentar um modelo de Gestão do Desempenho que integra Processos, Pessoas e Estratégia Organizacional.

Público-alvo:

Gestores, Executivos, Profissionais de Administração e Planejamento, Profissionais de Recursos Humanos e Consultores de organizações públicas e privadas.

Metodologia:

Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

Benefícios incluídos:

Certificado reconhecido, material didático, coffee break e almoço.

Bônus:

O livro “O que você realmente precisa saber sobre o Futuro da Avaliação de Desempenho”.


 

SATISFAÇÃO
opiniões dos alunos

“O curso transpõe as teorias sobre gestão por competências para a prática, apresentando e evidenciando a aplicabilidade de modo impactante e relevante para a gestão.”

Ranieri Rodrigues Leal UNEB

“Realizar o treinamento com o Rogerio Leme proporciona a experiência única de aprender com o desenvolvedor da metodologia, oportunidade que facilita a absorção do conteúdo e aplicação da teoria na prática.”

Evelyn R. Scrafani Verzani & Sandrini

Dúvidas?
Ligue para (11) 4401 1807 / ramal 273 ou Escreva-nos

Confira outras datas e temas
de treinamento disponíveis

 
 

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Chegamos ao final de 2018! Durante o período de festas, o expediente da Leme será alterado. Confira os horários e telefones de plantão.


Por CMKT Leme | 4/12/2018

Expediente de Final de Ano

▶ Entre os dias 24/12/2018 e 2/1/2019, a Leme Consultoria atenderá com expediente alterado. Entretanto, a equipe fará plantão remoto para eventuais chamados:

PROGRAMAÇÃO:
24/12/2018: Sem expediente
25/12/2018: Natal – Sem expediente
26/12/2018: Sem expediente
27/12/2018: Expediente normal, das 8h às 18h
28/12/2018: Expediente reduzido, das 8h às 12h
29 e 30/12/2018: Final de semana
31/12/2018: Sem expediente

1º/1/2019: Ano Novo – Sem expediente
2/1/2019: Sem expediente
3/1/2019: Retorno das atividades, a partir das 8h


TELEFONES DISPONÍVEIS PARA O PLANTÃO REMOTO:

Atendimento para clientes da Consultoria:
Caso necessário, basta acionar o consultor do seu projeto pelo celular corporativo.

Atendimento para Suporte Técnico do GCA, SPA e PCO:
(11) 96908-6484 – Leonardo Alcântara
(11) 97436-5159 – Ricardo Almeida
(11) 94269-6129 – Ernesto Capetine

Atendimento Comercial:
(11) 97204-0101 – Larissa Marinello
(11) 98817-2755 – Tatiane Cavalcanti


Desejamos a todos os nossos clientes, amigos e parceiros um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações, saúde e paz.

Continuamos juntos em 2019! ✌



SERVIÇO

Leme Consultoria marca presença no CONARH ABRH 2018

Top of Mind de RH 2018: Leme é bicampeã na categoria “Consultoria para RH”

Melhores Fornecedores de RH: a Leme está novamente entre as melhores!



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Descrição de Função é um documento oficial da organização e deve contemplar todas as informações inerentes às atividades. Por isso, é necessário identificar corretamente quem são os responsáveis por cada dado inserido no documento.

por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 28/11/2018


▶ Independentemente do nome adotado – Descrição de Função, Descrição de Posto de Trabalho, Descritivo de Papel – o documento que reproduz detalhadamente as atribuições, as competências, a escolaridade e a experiência necessárias para a consecução da atividade funcional é elemento fundamental de gestão em todas as organizações.

Instituições públicas e privadas de todos os portes têm em mãos um documento que pode ser utilizado em diversos subsistemas de RH. Mas, além disso, a descrição de função possibilita uma relação transparente entre organização e empregado, pois ali está definido o que se espera de cada profissional no exercício da atividade laboral.

Nada disso é novidade. Mas, quando se trata de incluir na descrição de função as informações como os EPIs necessários, as Normas Regulamentadoras – NRs e o próprio CBO, como fazer isso com assertividade? Ao contratar uma consultoria de RH para esse trabalho, esta empresa é responsável por prestar essas informações?

 

DESCRIÇÃO DE FUNÇÃO X CBO E O E-SOCIAL

Para muitas organizações, especialmente empresas privadas, o ano de 2018 foi marcado pela implantação do e-Social. Entretanto, esse modelo que visa garantir os diretos previdenciários e trabalhistas dos empregados ainda tem etapas de implantação previstas até janeiro de 2021, voltadas aos entes públicos e às organizações internacionais.

O e-Social colocou em evidência a necessidade de referenciar o CBO das funções ou cargos. Por isso, nada melhor do que incluir esse dado no próprio documento da Descrição de Função. Todas as informações ficam reunidas em um só lugar caso seja preciso uma rápida pesquisa para esclarecer eventuais dúvidas.

Mas, não é tão simples assim! O CBO precisa ser validado por um advogado e um contador, desde que especializados na área trabalhista, que são os responsáveis legais pelo fornecimento deste dado. Esses profissionais assinam com responsabilidade individual a relação dos códigos do CBO x funções organizacionais, inclusive para a lista que é incluída no e-Social. Se a empresa não possui esses especialistas em seu quadro, ela pode terceirizar esse serviço com uma contabilidade qualificada no tema.

Quando uma consultoria de RH é contratada para implantar um projeto que inclui a elaboração ou mesmo a revisão da Descrição de Função, a mesma política se mantém: a responsabilidade legal pela informação continua sendo dos profissionais qualificados para esse fim. O que a consultoria de RH pode fazer é SUGERIR o código CBO para cada função, entretanto, é uma atividade extra, um sinal para auxiliar o cliente no processo. E apenas isso.

 

QUAL A OBRIGATORIEDADE DE NRs E EPIs NA DESCRIÇÃO DE FUNÇÃO

Outra questão emergente é a identificação de NRs e EPIs nos descritivos de função: somente empresas ou profissionais de SST – Saúde e Segurança do Trabalho – têm autorização legal para fazer esse diagnóstico. A identificação deve ser feita por um rol de profissionais especializados, de acordo com os serviços que forem necessários.

Conforme o grau de risco da atividade principal e o número total de colaboradores no local de trabalho, as companhias precisam ou não ter profissionais de SST em seu quadro funcional. A informação oficial pode ser encontrada na NR4, disponível no site do Ministério do Trabalho.

Se a empresa não possui uma equipe de saúde e segurança ocupacional, ela pode contratar uma consultoria especializada para executar os serviços necessários, que faz desde a medição da luz e barulho em cada posto de trabalho até o apontamento de riscos maiores aos quais os colaboradores estão expostos.

Então, assim como a indicação do CBO, as NRs e os EPIs na descrição de função não são obrigatoriedade da área de RH, tampouco de uma consultoria externa de RH. Existem profissionais qualificados no levantamento de dados e que respondem legalmente por essas informações: Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Ergonomista.

 

UMA DESCRIÇÃO DE FUNÇÃO BEM ELABORADA É ESTRATÉGICA

A Descrição de Função deve, sim, congregar todas as informações relativas às atividades desempenhadas, inclusive porque é uma exigência do e-Social. Entretanto, é necessário deixar claro quem é responsável por cada dado incluído no documento.

Em resumo: a equipe de RH e a consultoria de RH não têm autorização legal para diagnosticar CBO, NRs e EPIs de cada função. A responsabilidade do RH interno ou da consultoria é elaborar descrições de papéis que representem claramente as tarefas, atribuições e responsabilidades exercidas pelo profissional que ocupar aquela cadeira.

A relação de funções é enviada às outras consultorias especializadas para que cada uma defina CBO, NRs e EPIs de cada posto de trabalho.

O descritivo de função bem elaborado pode ser aplicado a diversos subsistemas de RH, como no Recrutamento e Seleção, em Programas de Integração, para Treinamento e Desenvolvimento, como insumo para a Avaliação de Desempenho por Competências e no Plano de Cargos e Salários.

A Leme Consultoria desenvolve projetos para revisão ou elaboração da Descrição de Função. Entre em contato com a nossa equipe e conheça uma metodologia inovadora! ◼

 


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1° Encontro Voz Pública coloca em debate quais melhorias podem ser implementadas ao ambiente de trabalho do Servidor Público. Victor Barbalho, consultor da Leme Consultoria, é um dos participantes deste evento.


por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 27/11/2018

Valorização do Servidor Público

Foto: Acervo Leme Consultoria

▶ Há mais de uma década, as instituições públicas de todas as esferas têm buscado soluções para desenvolver seus gestores e servidores, visando maior eficiência na prestação dos serviços e o alcance das metas organizacionais.

Também é foco dessas ações promover a Gestão de Pessoas mais transparente, justa e focada na meritocracia. Desta forma, o servidor público, em todos os níveis hierárquicos, pode enxergar valor em seu trabalho e vincular seus propósitos pessoais aos da instituição.

A Leme Consultoria acredita nisso e, por essa razão, tem amplo destaque em implementações de projetos em diversas instituições públicas brasileiras, com soluções em Desenvolvimento de Gestores e Equipes, Mapeamento e Avaliação de Competências, Planos de Cargos e Salários, Pesquisa de Clima e outros.


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CONSULTOR DA LEME EM DEBATE SOBRE A VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO

A expertise da Leme está sempre à disposição de eventos que que discutem ações e oportunizam ao servidor público, independentemente do nível hierárquico, o acesso às melhores práticas da Gestão Estratégica de Pessoas.

Por isso, na noite de 27 de novembro, Victor Barbalho, consultor da Leme Consultoria e especialista em projetos para o setor público, participa do “1° Encontro Voz Pública – A Valorização do Servidor Público em Debate”, promovido pelo CLP – Centro de Liderança Pública.

Este encontro é um espaço aberto para a discussão de problemas e soluções na gestão pública e que tem o intuito de retomar a motivação e relembrar o porquê de servir ao público.

O evento é gratuito e aberto a servidores públicos, sociedade civil, especialistas em gestão estratégica e outras pessoas que desejam debater a eficiência da gestão e a efetividade das políticas públicas. Para participar é necessário se inscrever diretamente neste link.

O evento também terá transmissão online, com acesso disponível diretamente pelo site da Câmara Municipal de São Paulo.


Informações sobre o “1° Encontro Voz Pública: A Valorização do Servidor Público em Debate”:
Local: Câmara Municipal de São Paulo – Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista, São Paulo/SP
Data: 27 de novembro de 2018 – terça-feira
Horário: das 19h às 21h30 ◼



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Mapeamento e Avaliaçãp por Competências
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Mapeamento e Avaliação de Competências

com Victor Barbalho

A Leme Consultoria apresenta os conceitos práticos do Mapeamento e Avaliação de Competências utilizando os próprios recursos da sua organização.

 

Facilitador do Treinamento:

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não há datas disponíveis


Horários: das 8h às 18h

Carga horária: 16 horas (dois sábados)

Cidade: São Paulo – SP


LOCAL: Avenida Paulista

 

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Informações sobre o Treinamento

Seja pública ou privada, uma empresa é constituída pelas competências de seus profissionais. Assim, para atingir melhores resultados, a organização precisa de uma ferramenta eficiente para identificar as reais necessidades de Treinamento e Desenvolvimento de colaboradores e servidores. Este treinamento apresenta como mapear e avaliar Competências Técnicas e Competências Comportamentais utilizando a Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências, desenvolvida por Rogerio Leme. Utilizando métodos simples e eficientes, serão identificas as competências organizacionais, os níveis de competências para cada função e as competências dos colaboradores e servidores, tudo de forma comprovada matematicamente.

Objetivos:
  • Capacitar os participantes para mapeamento e avaliação das Competências Organizacionais, das Competências de Função (Técnicas e Comportamentais) e das Competências dos Colaboradores;
  • Utilizar técnicas para redução da subjetividade presente nos modelos tradicionais de avaliação;
  • Capacitar os participantes para aplicação da Metodologia do Inventário Comportamental para Mapeamento de Competências.
  • Público-alvo:

    Profissionais de Recursos Humanos, Gestores e Consultores de organizações públicas e privadas.

    Metodologia:

    Exposições de slides, reflexões e discussões dirigidas, atividades e exercícios práticos.

    Benefícios incluídos:

    Certificado reconhecido, material didático, coffee break e almoço.

    Bônus:

    O livro “Aplicação Prática de Gestão de Pessoas por Competências”, escrito pelo Prof. Rogerio Leme e que contempla a metodologia apresentada no Treinamento

     

     

    VALOR DO CURSO DE 16 HORAS COM CERTIFICADO: De R$1.950,00 por apenas R$ 1.800,00 ou R$ 6X SEM JUROS de R$300,00**
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    SATISFAÇÃO opiniões dos alunos

    “O curso transpõe as teorias sobre gestão por competências para a prática, apresentando e evidenciando a aplicabilidade de modo impactante e relevante para a gestão.”
    Ranieri Rodrigues Leal UNEB
    “O curso é muito bom, muito completo. Traz informações de forma prática, auxiliando muito para que seja realmente implantado na organização e tornando o processo mais objetivo, claro e justo”
    Auta Mariluz R. Bonetti Ministério Público | Procuradoria Geral do Trabalho – DF

    Próximos treinamentos

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    VOCÊ ESTÁ A POUCOS PASSOS DE UM NOVO PATAMAR EM SUA CARREIRA. Capacitar-se com quem mais entende de RH faz a diferença entre tentar e Fazer.
    FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO: MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE Escreva-nos pelo formulário abaixo ou telefone para (11) 4401-1807 / Ramal 273. Em breve retornaremos seu contato para confirmação dos dados, geração do link de pagamento e finalização da inscrição:

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      Informações Adicionais: • Por favor, aguarde a confirmação de sua reserva. O boleto bancário será emitido apenas após a confirmação. Para a opção de pagamento por cartão via PagSeguro, o link de transação será enviado após a confirmação. • A realização do treinamento na data está sujeita a alterações por motivos de força maior. Para tais casos, a vaga no treinamento em data futura permenecerá reservada, com alternativa de cancelamento e reembolso integral. • Não inclui passagens, translados, hospedagens e refeição, entre outros. Custos adicionais são de inteira responsabilidade do participante. Não haverá reembolso de tais itens por parte da Leme Consultoria.  

      CONDIÇÕES DE PAGAMENTO:

      À vista em Boleto

      Quitando em até 2 (dois) dias antes da data de realização do treinamento, com 5% de desconto

      Cartão de Crédito

      Em até 6X SEM JUROS via PagSeguro, ou em até 10X com juros da operadora – o link para pagamento será enviado após a confirmação da inscrição

      NOVO! Parcelamento direto com a Leme

      Parcele em quantas vezes desejar, com quitação em até 2 (dois) dias antes da data de realização do treinamento

      Consulte outras opções Envie-nos um e-mail ou ligue para (11) 4401-1807  

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      Confira outras datas e temas de treinamento disponíveis
         


      Melhores Fornecedores de RH Evento “Melhores Fornecedores de RH”, organizado pelo Grupo Gestão RH, premiou as empresas com as práticas de RH e Gestão de Pessoas que mais se destacam no mercado nacional. A Leme Consultoria ficou entre as 4 melhores consultorias de gestão.


      por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 23/11/2018 [atualizado: 11/2/2019]

      ▶ Em novembro de 2018 aconteceu a apuração da pesquisa realizada pelo Grupo Gestão RH, que identifica quais são os melhores prestadores de serviço no segmento de RH e Gestão de Pessoas e que concede às empresas mais votadas o prêmio que leva o mesmo nome, “Melhores Fornecedores de RH”. Foi neste mesmo mês de novembro que recebemos a feliz notícia de que a Leme Consultoria estava, mais uma vez, entre os melhores prestadores de serviços destes segmentos!

      A premiação aconteceu no último dia 5 de fevereiro, em um evento especial organizado no espaço Villa Bisutti, na Vila Olímpia, em São Paulo. A Leme Consultoria esteve presente, representada pelo Diretor Técnico de Gestão & Estratégia, Renan Sinachi e a Executiva de Negócios, Tatiane Cavalcanti.

      Melhores fornecedores de RH

      Renan Sinachi e Tatiane Cavalcanti. Foto: Divulgação.

      A Leme concorreu com outras 3 grandes consultorias do mercado na categoria “Consultoria de Gestão”. Não fomos a empresa vencedora, mas ficamos entre os 4 melhores fornecedores e isto nos dá enorme orgulho, pois chegamos aqui graças à confiança dos nossos clientes em todo o trabalho que temos executado ao longo de mais de duas décadas.

      Certificado Melhores fornecedores de RH

      LEME CONSULTORIA: INDICADA PELO 7º ANO CONSECUTIVO

      A Leme Consultoria figurou pela primeira vez entre os Melhores Fornecedores de RH em 2013. Desde então, temos sido anualmente indicados:

      Melhores Fornecedores de RH

      Estamos muito felizes por, mais uma vez, termos recebido esse reconhecimento! Não nos sagramos campões, mas, ainda assim, é uma enorme conquista. Agradecemos aos clientes, amigos e parceiros que, dia a dia, estão ao nosso lado e acreditando em nosso trabalho! Essa conquista também é de vocês!

      Além desta indicação como “Melhores Fornecedores”, em outubro de 2018 recebemos o prêmio máximo do “Top of Mind de RH” na categoria “Consultoria para RH”, promovido pela Editora Fênix. Contamos e registramos todo o evento aqui neste artigo!

      Portanto, se você está em busca de soluções efetivas para o seu RH, entre em contato com a gente! Temos sido reconhecidos, ano após ano, pelos nossos clientes como ótimos fornecedores de soluções em consultoria estratégica, educação corporativa e softwares.

      COMO É A PESQUISA PARA A PREMIAÇÃO DOS “MELHORES FORNECEDORES DE RH”

      Promovido pelo Grupo Gestão RH, o prêmio foi criado em 2007. A premiação tem como base pesquisas quanti e qualitativa realizadas em 2 fases:

      – Primeira fase: esta é a etapa Quantitativa, que consiste na votação feita “por lembrança”, isto é, profissionais e gestores votam em até 10 fornecedores nos quais confiam, distribuídos em diversos segmentos em cada uma das categorias – Benefícios, Gestão do Negócio, Facilities & Services, Talentos e Tecnologia para RH;
      – Segunda fase: as empresas que receberam mais votos na primeira fase passam por uma avaliação Qualitativa pelos seus próprios clientes e o resultado é apresentado em um evento que celebra os Melhores Fornecedores para RH, Melhores Avaliadas por Segmento, Destaques por Categorias, Top10, Empresa Revelação e Fornecedor do Ano.◼


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      As principais técnicas de desenvolvimento de pessoas incluem o feedback e a montagem do PDI. Juntas, essas soluções geram impactos notáveis para a organização.


      por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 23/11/2018

      Técnicas de desenvolvimento de pessoas

      Projetado pelo Freepik

      ▶ Muitas empresas adotam o último trimestre do ano para a realização da Avaliação de Desempenho por Competências. Nessa época, as descrições de função são revisadas, talvez seja feita uma atualização nas competências técnicas e alguns pequenos ajustes no formulário da avaliação.

      Se forem alterações com impactos maiores, não dá para deixar para a última hora. Como o caso de mudar de metodologia ou de fornecedor do sistema. Nada disso tem que ser feito na véspera da avaliação; precisa planejamento e organização, além, é claro, da comunicação massiva a todos os colaboradores sobre essas mudanças.

      Mas, o tema deste artigo não são os períodos pré ou durante a avaliação, o foco é tratar dos momentos após a avaliação. Depois dos resultados tabulados, vêm os feedbacks e a montagem do PDI. E esses dois pontos, que encerram o ciclo de avaliação, são indispensáveis no processo de evolução profissional e excelentes técnicas de desenvolvimento de pessoas.


      COMO USAR O FEEDBACK E O PDI COMO TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

      O feedback é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento das pessoas. Por essa razão, os profissionais que são incumbidos de dar feedback para suas equipes precisam se preparar e adotar algumas técnicas para fazer isso da melhor forma possível.

      Neste link é possível acompanhar as dicas que o consultor Renan Sinachi preparou para aqueles que querem melhorar a prática do feedback. E, mais, do que isso, que desejam tornar o processo realmente efetivo e rentável para a Gestão de Pessoas. Muitas empresas perdem excelentes profissionais por, simplesmente, não usarem o feedback como uma das técnicas de desenvolvimento de pessoas:

      “… o talento pode ser engajado, criativo e esbanjar boa vontade, mas adivinhar exatamente o que se passa na mente dos líderes já é pedir demais.”

      Renan Sinachi, Diretor Técnico da Leme Consultoria


      PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL COM BIBLIOTECA DE RECURSOS

      E é durante o feedback que líder e liderado assumem o compromisso de desempenho por meio da montagem do Plano de Desenvolvimento Individual. Essa é mais uma das técnicas de desenvolvimento de pessoas, que auxilia o colaborador a visualizar ações para reduzir seus gaps em relação à função ou àquilo que a organização espera dele.

      Os comportamentos que apresentarem os maiores gaps são o foco para ações de desempenho previstas no PDI. Mas, é importante que, no feedback, o gestor enfatize os resultados positivos também! O feedback não serve apenas para discutir melhorias e vale como reconhecimento por todo o trabalho realizado.

      Na montagem do PDI acessível, isto é, com metas claras e realmente possíveis de serem alcançadas, é possível contar com a Biblioteca de Recursos, mais uma das técnicas de desenvolvimento de pessoas.

      A Biblioteca de Recursos é um menu com opções de filmes, livros, séries, vídeos do Youtube e outras ações. Essa ferramenta permite que líderes e liderados foquem precisamente nos comportamentos que precisam ser desenvolvidos, sem “perder tempo” – tempo é um recurso precioso.

      Vale pensar nesta Biblioteca de Recursos, inclusive, como um mecanismo para ajudar líderes e liderados a pensarem em alternativas de desenvolvimento mais atuais.


      UTILIZANDO OS RECURSOS DA PRÓPRIA EMPRESA NAS TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

      O feedback e o PDI são recursos de baixo custo para a companhia e, ainda assim, são aqueles que promovem mudanças significativas na vida das pessoas. E não somente na vida funcional. Um bom feedback traz reflexões sobre atitudes fora do ambiente de trabalho também.

      Caso não haja cultura de feedback na organização, vale considerar esse projeto para os próximos anos. Não é necessário esperar chegar o período de avaliação para colocá-lo em prática, o feedback do dia a dia é fundamental como uma das técnicas de desenvolvimento de pessoas.

      Você pode contar com a ajuda de uma consultoria para implementar esses processos na organização. A Leme Consultoria oferece treinamentos In Company para desenvolvimento de gestores nas práticas de feedback, montagem da Biblioteca de Recursos e PDI. Entre em contato: contato@lemeconsultoria.com.br. ◼



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      O Programa de Desenvolvimento de Líderes auxilia líderes em atuação ou novos líderes a se tornarem mais efetivos no desempenho da função.

      por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 19/11/2018


      ▶ Ao pesquisar o termo “líder” no dicionário já é possível coletar indícios do significado dessa posição em uma organização: “pessoa com autoridade e carisma para comandar outras; pessoa que, por seu prestígio e influência, comanda, orienta, incentiva outras em suas atividades” (Aulete Digital, disponível em: http://www.aulete.com.br/líder).

      O líder tem papel crucial dentro da organização, pois é quem rege a equipe e a faz alcançar seus melhores resultados. Um líder com boas habilidades de gestão certamente enfrentará obstáculos menores para levar seu time a atingir os objetivos necessários.

      E mesmo um profissional com todas as características que o definem como um bom líder – autoridade, carisma, prestígio e influência – pode precisar de atualização e alinhamento às práticas contemporâneas de gestão de pessoas. Por isso, empresas da iniciativa privada e pública têm optado por um Programa de Desenvolvimento de Líderes com foco na aprendizagem voltada à ação.


      O QUE É A APRENDIZAGEM VOLTADA À AÇÃO NO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

      Antes de prosseguir, vale destacar o que é a “Aprendizagem voltada à Ação”: o próprio nome já diz muito sobre essa metodologia que, ao longo da execução do Programa de Desenvolvimento de Líderes, promove o estímulo à reflexão e encoraja os profissionais eleitos para o processo a buscarem novas soluções para problemas ou situações do dia a dia.

      Isso significa dizer que o Programa de Desenvolvimento de Lideranças propõe ações imediatas e não apenas no campo da simulação em sala de aula ou nos encontros com o coach. Os líderes participantes do programa têm “atividades extrassala” para que coloquem em prática a teoria aprendida a cada encontro realizado ou a cada feedback recebido.

      Esta execução prática se torna menos complexa com o passar do tempo, tendo em vista que o participante deve sair do Programa de Desenvolvimento de Líderes com este princípio da busca por soluções inovadoras internalizado, motivado a pensar em alternativas ao invés de agir com as antigas atitudes em todas as ocasiões.


      ETAPAS ESSENCIAIS PARA UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES EFICAZ

      O Programa de Desenvolvimento de Líderes não pode ser simplesmente teórico. Os perfis profissionais que atuam na posição de liderança são bastante diversos e, oferecer a esse público apenas conceitos a respeito dos diversos temas que são trabalhados seria limitá-los a apenas um modelo de aprendizagem.

      Por isso, os programas que focam o desenvolvimento dos profissionais em posição de gestão, sejam novos líderes ou mesmo aqueles que já atuam há bastante tempo na chefia, são compostos por diversas etapas, com diferentes formas de interação com o conteúdo.

      Esse formato é importante justamente para oferecer o máximo de aprendizagem para cada líder.


      ETAPAS DE KICK OFF E PREPARAÇÃO DO PROGRAMA

      Aculturação: quando é feito o entendimento de questões fundamentais para o programa, tais como: o cenário da companhia, a compreensão das ações já executadas anteriormente, a identificação do perfil do público, os objetivos com o programa etc. A partir deste ponto é possível definir qual é o “problema” que será resolvido, além de viabilizar a personalização do Programa de Desenvolvimento de Líderes.

      Diagnóstico: mais um elemento que ajuda a mapear o perfil do público, mas agora, de forma específica e individual. Esse diagnóstico é 180º, por isso envolve os subordinados diretos, que participam com o intuito de ajudar o líder em sua evolução. ATENÇÃO! Este diagnóstico é formatado especificamente para cada organização. E mais:
      – não pode ser genérico, pois as “dores” de cada companhia são diferentes umas das outras;
      – deve ser aplicado no início, meio e fim do programa, tanto para mensurar a evolução dos participantes quanto para ajustar a rota.


      ETAPAS DE EXECUÇÃO DO PROGRAMA

      Encontros com os líderes eleitos para o programa: encontros dinâmicos em sala de aula, com estímulo à participação ativa dos profissionais. Há exposição de conteúdo, mas também ampla vivência, diálogo e troca de experiências. Cada líder sai dos encontros com as suas atividades extrassala, ou seja, o Plano de Ação para a aplicação prática do que foi visto.

      Sessões de Coaching & Counseling: o objetivo destas reuniões é oportunizar aos participantes do Programa de Desenvolvimento de Líderes que contraponham a sua autopercepção com o feedback do seu time. Também é neste momento que os profissionais desenvolvem o seu PDI, para que alcancem maiores e melhores resultados, além da mera aquisição de habilidades.


      ETAPA DE ENCERRAMENTO DO PROGRAMA

      Dossiê de Encerramento: ao final do programa, que pode ser intensivo ou de longa duração, os resultados são entregues à companhia em formato de dossiê, em uma conversa pessoal com a Alta Direção ou com o Comitê Estratégico da companhia. Esse material contempla a evolução dos líderes ao longo do programa e quais são as próximas ações para o progresso contínuo destas pessoas.




      QUANDO CONTRATAR UM PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES

      Uma prática comum das organizações é contratar o Programa de Desenvolvimento de Líderes na sequência dos resultados da Avaliação de Desempenho por Competências. Os maiores e mais comuns gaps das lideranças poderão ser trabalhados ao longo do programa, para reduzir ou eliminar essas lacunas.

      Algumas organizações também usam a consolidação da Pesquisa de Clima para entender quais são os indicadores que precisam ser trabalhados. Inclusive, há alguns meses, realizamos um estudo com todos os resultados das Pesquisas de Clima concluídas em nossos clientes e identificamos que nem salário, nem desenvolvimento: o fator com maior índice de discordância é a liderança.

      Mas, no final das contas, o que tudo isso quer dizer? Que o desenvolvimento das lideranças é atemporal, pode começar a partir da necessidade que a companhia sentir de aprimorar as competências, habilidade e atitudes dos seus gestores. Um programa como esse pode ser aplicado tanto aos líderes em atuação quanto aos líderes em formação.

      A Leme Consultoria tem soluções sob medida para todas as demandas de desenvolvimento de líderes, desde palestras até programas de longa duração. Nossos especialistas podem ajudar! Entre em contato pelo formulário no final da página! ◼


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      A Avaliação de Desempenho por Competências deve ser composta por 4 perspectivas que, juntas, têm a finalidade de oferecer uma avaliação justa e objetiva do colaborador em relação à função que executa.


      por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 12/11/2018

      Avaliação de Desempenho por Competências

      Projetado pelo Freepik

      ▶ Dentre as matrizes disponíveis para avaliar pessoas, uma das que tem lugar expressivo nas organizações é a Avaliação de Desempenho por Competências. E, antes de continuar, é importante frisar que este não é um instrumento que tem seus dias contados. Quando bem estruturada, a Avaliação de Desempenho com foco em Competências traz contribuições representativas para a Gestão Estratégica Organizacional.

      Objetivamente, a Avaliação de Desempenho por Competências permite identificar quais são os “recursos”, isto é, as competências técnicas e comportamentais que os colaboradores têm. E, com esses recursos, quais são as entregas que os profissionais têm feito para a companhia.

      Rogerio Leme, um dos maiores nomes quando se trata da Gestão por Competências, costuma afirmar que “as competências, sejam técnicas ou comportamentais, são a matéria-prima para as pessoas terem bons resultados. E o desempenho é a mensuração da entrega destes resultados”.

      Isto significa dizer que não basta avaliar somente as competências ou somente o desempenho. É preciso congregar esses conceitos em um único instrumento: a Avaliação de Desempenho por Competências ou Avaliação de Desempenho com Foco em Competências.

      COMO ELABORAR A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS

      A Avaliação de Desempenho com Foco em Competências precisa ser elaborada com 4 perspectivas, que são: competências técnicas, competências comportamentais, responsabilidades e resultados.

      As dimensões mais tradicionais são as competências técnicas e comportamentais. O que cada uma delas significa e como devem ser avaliadas:

      COMPETÊNCIAS TÉCNICAS: é tudo aquilo que o colaborador precisa saber para executar o seu papel na organização. Por exemplo: legislações, normas, sistemas informatizados, linguagens etc. De acordo com a função, cada competência técnica precisa ter um nível de proficiência, isto é, o quanto o colaborador deve dominar para executar com perfeição a sua função.

      Para facilitar a identificação das competências técnicas e o respectivo nível, é preciso listar as atribuições da função e, para cada uma delas, o que é preciso que o profissional conheça para a sua consecução.

      COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS: o primeiro ponto a ser considerado é reduzir a subjetividade dessa respectiva. Por isso, avaliações comportamentais por conceito ou por escala evolutiva não são efetivas. A solução é avaliar a frequência com a qual os comportamentos – ou as evidências de competências comportamentais – acontecem

      E como fazer isso?
      São listados os comportamentos ideais para a organização, que são vinculados às competências comportamentais (flexibilidade, foco em resultados, criatividade, resiliência…). Cada competência é composta por mais de um comportamento.

      Assim, no momento da avaliação, o avaliador irá refletir sobre cada uma das evidências de competência comportamental e indicar qual é a frequência com a qual o avaliado apresenta o comportamento.

      É muito mais simples para o avaliador pensar nos comportamentos que ele observa no avaliado do que, efetivamente, no nome da competência comportamental. Esse é um dos meios para reduzir a subjetividade.

      DEMAIS PERSPECTIVAS DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS

      É fundamental mensurar a qualidade com a qual o profissional executa as atribuições. E isso se deve ao fato de que as pessoas são contratadas para executar um conjunto de atribuições para atingir metas – mas não a qualquer custo.

      Então, a terceira perspectiva que deve ser avaliada é a chamada “RESPONSABILIDADES”. A qualidade de execução atribuições de acordo com a função que cada colaborador desempenha. Por isso, é tão importante manter a descrição de função ou de papéis atualizada, pois as atribuições são extraídas deste documento.

      E isto quebra outro paradigma dos modelos antiquados de avaliação: não é possível aplicar o mesmo formulário de avaliação para toda a organização. Devem ser elaborados formulários para cada função! E isto significa que não se avalia cargo.

      A última perspectiva que contempla a Avaliação de Desempenho por Competências é a “RESULTADOS”. Essa dimensão é composta pelas metas, os objetivos traçados para cada empregado.

      E, mais do que nunca, fica claro que as pessoas são contratadas para atingir metas e não para demonstrar as competências que têm. Entretanto, atingir metas exige ter as competências técnicas e comportamentais certas, além de executar com qualidade as atribuições que são designadas.

      Esse modelo sistêmico e global para avaliar pessoas é o formato ideal da Avaliação de Desempenho por Competências. As empresas que são reconhecidas pelas melhores práticas na gestão de pessoas sabem da importância de um processo avaliativo justo e objetivo, pois ele tem impactos na vida de cada profissional.

      COMO IMPLANTAR O MODELO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO POR COMPETÊNCIAS

      A Avaliação de Desempenho por Competências pode ser implantada com os recursos da própria companhia, quer dizer, com a equipe interna de RH ou de Gestão de Pessoas que está capacitada para isso.

      Caso os profissionais ainda não estejam preparados para esse modelo assertivo de Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, existem treinamentos abertos e in company que abrem a “caixa preta” e ensinam o passo a passo da implantação, desde as sensibilizações para aumentar o engajamento até a elaboração dos PDIs pós-avaliação.

      Também há a opção de contratação de uma consultoria especializada, que trabalha como uma orientadora do processo para a equipe de RH. Todos as etapas da implantação são executadas em conjunto, contemplando as características organizacionais, com a finalidade de atender plenamente às expectativas da alta direção e do público.

      E se, de fato, a equipe de RH já está pronta para a execução, é necessário proporcionar aos profissionais um sistema integrado de avaliação: totalmente via Web, acessado de todos os dispositivos, com controle de metas, cadastro de PDI e muito mais. ◼


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      A contratação de uma consultoria estratégica e de gestão deve ser considerada um investimento. Mais do que a expertise, o apoio externo otimiza o tempo dos profissionais de RH, que podem focar seus esforços nas etapas estratégicas dos projetos.


      por Maíra Stanganelli / CMKT Leme | 5/11/2018

      Consultoria estratégica e de gestão

      Projetado pelo Freepik

      ▶ A necessidade de contratação de uma consultoria estratégica e de gestão pode acontecer por diversos motivos, mas, os principais relatos dão conta da ausência de profissionais que podem conduzir o projeto internamente – quando o RH é formado pela famosa “EUquipe” -, ou porque a companhia já passou por uma experiência pouco satisfatória anteriormente e, agora, deseja ajuda para credibilizar o projeto.

      Independentemente do motivo da demanda, o apoio de uma consultoria estratégica e de gestão gera ótimos resultados para a organização contratante, seja um órgão público ou uma empresa da iniciativa privada.

      Por isso, montamos um roteiro que esclarece como o apoio externo de uma consultoria de soluções estratégicas, como a Leme, faz diferença na implantação de projetos que (ainda) não saíram do papel.


      PROJETOS EXECUTADOS POR UMA CONSULTORIA ESTRATÉGICA E DE GESTÃO

      Uma empresa como a Leme Consultoria, de soluções efetivas para estratégia de gestão de pessoas, atua como parceira do RH. E, assim como o RH, nós temos diversas áreas de especialização, que são geridas por profissionais que estão, há muitos anos, na linha de frente dos nossos projetos. O portfólio da Leme Consultoria atende os seguintes eixos:
      – Gestão por Competências;
      – Avaliação de Desempenho com Foco em Competências com o Inventário Comportamental;
      – Plano de Cargos, Carreiras e Salários, ou PCCS;
      – Pesquisa de Clima Organizacional;
      – Desenvolvimento de Trilhas de Aprendizagem;
      – Gestão e Dimensionamento da Força de Trabalho;
      – Elaboração ou revisão do Planejamento Estratégico com a metodologia do BSC-Participativo;
      – Desenvolvimento de Líderes e Equipes;
      – Softwares para: Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho com Foco em Competências e Pesquisa de Clima Organizacional.


      PROJETOS PARA OTIMIZAR A ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PESSOAS EXIGEM TEMPO E DEDICAÇÃO

      Na verdade, qualquer projeto desenvolvido em uma organização exige tempo e dedicação, sem dúvida. Mas, no caso de projetos que têm origem no RH, cuja equipe normalmente é bem enxuta, é fundamental contar com o apoio de uma consultoria estratégica e de gestão.

      A ideia é que, além da troca de experiências entre contratante e contratada, muitos dos processos operacionais sejam realizados pelos profissionais da Leme Consultoria. Esse é um modo de otimizar o tempo da equipe de RH, para que possam focar nas etapas realmente estratégicas do projeto e realizar os alinhamentos entre as áreas.


      A LEME CONSULTORIA NÃO IMPLANTA PROJETOS “DE PRATELEIRA”

      Todos os projetos desenvolvidos por nós são, inevitavelmente, personalizados. Toda organização que procura por uma consultoria estratégica e de gestão já tem uma história para contar. E nós temos de ouvi-la e entendê-la para, somente depois disso, oferecer a solução certa.

      Todo projeto de estratégia de gestão de pessoas da Leme Consultoria é feito sob medida e visa à especificidade de cada cliente. Como seria possível definir igualmente as competências comportamentais de um Tribunal de Justiça e de uma empresa de tecnologia? Inviável, certo?

      Por isso, todas as nossas implantações são aculturados e possuem metodologias participativas, que envolvem todos os níveis hierárquicos da companhia e trazem a realidade organizacional para dentro do projeto.


      A EXPERIÊNCIA DA LEME CONSULTORIA EM ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE PESSOAS

      A Leme Consultoria tem mais de 2 décadas de atuação no mercado de RH e Gestão de Pessoas. Cada implantação é uma experiência diferente e o know-how acumulado permite que os projetos de consultoria estratégica e de gestão estejam sempre acompanhando as tendências do mercado.

      Ainda neste tópico, é importante destacar que nós contamos com um quadro fixo de profissionais que executam todos os projetos. São consultores e analistas homologados em nossas metodologias e que vivenciam, dia a dia, as necessidades dos clientes, que estão distribuídos em todo o Brasil.


      BASE TEÓRICA COM RECONHECIMENTO CORPORATIVO E ACADÊMICO

      A Leme Consultoria oferece metodologias exclusivas ao mercado. O conteúdo metodológico está disponível em literatura, nos livros de autoria de Rogerio Leme, nosso diretor executivo, e de outros diretores e consultores da Leme.

      As nossas metodologias têm aprovação de centenas de organizações públicas e privadas que buscam soluções efetivas em estratégia de gestão de pessoas. Também são métodos reconhecidos no mundo acadêmico, por meio de aulas ministradas pelos nossos consultores, que atuam como professores convidados ou no quadro fixo da instituição.

      Ao longo dos mais de 20 anos de história, foram 12 livros publicados, centenas de palestras e aulas ministradas, além de um incontável número de profissionais que tiveram contato com a nossa metodologia.


      NÃO IMPORTA O TAMANHO DA EMPRESA, NÓS TEMOS A SOLUÇÃO!

      O maior ganho em contar com a Leme Consultoria é a certeza de que sempre temos uma solução para melhorar a estratégia de gestão de pessoas de qualquer organização: além dos serviços de consultoria estratégica e de gestão, o nosso portfólio contempla softwares e treinamentos abertos e in company, que são alternativas com investimento menor.

      Para conhecer os treinamentos abertos da Leme Consultoria, basta acessar a nossa agenda neste link. Como termos parceiros de negócios em várias regiões do Brasil, os treinamentos acontecem em vários estados.

      Os treinamentos in company, embora apresentem conteúdos programáticos preestabelecidos, passam pelo mesmo processo de aculturação dos serviços de consultoria: entendimento do negócio, do cenário, das pessoas, de ações realizadas anteriormente. Assim, conseguimos atender plenamente as necessidades específicas de cada cliente.

      As soluções tecnológicas da Leme Consultoria estão divididas em 3 sistemas:
      – SPA – Recrutamento e Seleção de Pessoas e Gestão Comercial;
      – GCA – Avaliação de Desempenho com Foco em Competências, gestão de metas, PDI e mais;
      – PCO – Pesquisa de Clima Organizacional.


      Quer saber mais sobre nossos serviços de consultoria estratégica e de gestão? Entre em contato com um de nossos especialistas: contato@lemeconsultoria.com.br. Nós temos a solução para o seu negócio! ◼



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