Blog & Artigos

a gente entende de gente.
a gente entende de rh.
a gente entende de gente. a gente entende de rh.
Compartilhe:

Como fracassar uma Avaliação de Desempenho?

Sabemos que através do processo da Avaliação de Desempenho tanto a empresa quanto os colaboradores passam a ter consciência de quais competências e habilidades são consideradas fortes, bem como as que precisam ser trabalhadas pelos talentos. Até aqui, tudo bem! Contudo, quando fazemos uma análise de como as organizações conduzem a Avaliação de Desempenho, nos deparamos com algumas situações que mais parecem nos dizer: “Aprendam conosco a como fracassar uma Avaliação de Desempenho”. Vamos conferir algumas dessas dicas que se tornam verdadeiras “pérolas”?

  1. Considere a Avaliação de Desempenho apenas como mais um recurso para ganhar popularidade junto à alta direção, afinal vão acreditar que o RH está trabalhando “pra valer”.
  2. Não se preocupe em escolher uma metodologia que se enquadre à realidade e à cultura organizacional, isso porque toda Avaliação de Desempenho é igual e parece mais “receita de bolo”.
  3. Se a área de RH não tem familiaridade com esse tipo de processo, relaxe. Recorra ao Google ou a outro buscador para saber como conduzir um processo de Avaliação de Desempenho de forma rápida e sem critério algum.
  4. Outro ponto considerado dispensável é recorrer a parceiros que saibam conduzir uma Avaliação de Desempenho. Certamente, isso fará com que todos os holofotes recaiam sobre você e mostrarão sua autossuficiência.
  5. Quem disse que uma Avaliação de Desempenho precisa do apoio da alta direção e das demais lideranças da empresa? Isso é perda de tempo. Certo?
  6. Não apresente os benefícios que uma Avaliação de Desempenho pode oferecer a uma empresa. Comunicar os objetivos, as fases e os resultados que podem ser obtidos é completamente desnecessário.
  7. Os colaboradores não precisam entender que Avaliação de Desempenho é um instrumento que leva à evolução e que não é necessário temê-la. Deixe que pensem que é um processo similar a uma “caça às bruxas”.
  8. Sinceramente, é impraticável ter um cronograma que explique as fases da Avaliação de Desempenho. Isso porque é muito mais vantajoso deixar que o processo pareça um rolo compressor em cima de todos os níveis hierárquicos.
  9. Para complicar ainda mais a situação, nem pense em utilizar os canais de comunicação da empresa para explicar como a metodologia será aplicada e não leve a sério aquele antigo ditado do Chacrinha que diz: “Quem não se comunica, se trumbica”.
  10. Quando concluir todo o processo, engavete a Avaliação de Desempenho em um lugar que nem você consiga se lembrar.
Nossos Insights

Artigos recentes

Pré-Lançamento Curso Presencial SP

Formação Executiva em Gestão de Pessoas 360° com Rogerio Leme QUERO ME INSCREVER 👍Por que participar? ✅ Você será levado...

pesquisa de clima
Pesquisa de clima para monitoramento do salário emocional: uma nova perspectiva para engajamento e produtividade

Atualmente, as empresas enfrentam um desafio crescente: como reter talentos e aumentar o engajamento e a produtividade de suas equipes....

erros de recrutamento
7 estratégias baseadas em dados para evitar erros no recrutamento e potencializar a gestão de talentos

A contratação de novos colaboradores é um processo decisivo para qualquer organização. Entretanto, erros de recrutamento nesse processo podem resultar...

Fale com um especialista!

Cada história é única e a sua merece toda a nossa atenção. Queremos entender suas necessidades, conhecer o seu momento e, com nossa experiência, ajudar a construir o caminho certo para alcançar seus objetivos.

Preencha o formulário e deixe nossa equipe guiá-lo para as melhores soluções.
Porque você não é apenas mais um cliente: você é a nossa prioridade.