Se pararmos para observar a rotina das organizações, vamos encontrar profissionais motivados e dispostos a assumirem cargos de liderança. Mas, a missão de gerir outros talentos não é simples como muitos imaginam e exige o domínio tanto de competências técnicas quanto comportamentais.
Vamos destacar alguns dos desafios que as lideranças enfrentam no dia a dia.
01. Gestão de Conflitos:
Em vários momentos o líder irá se deparar com a necessidade e a maturidade de gerir conflitos entre os membros do time. Além de ser imparcial, a liderança precisará ter a capacidade de se colocar no lugar dos liderados para tomar uma postura que leve a uma decisão considerada justa.
02. Comunicação
Todo líder precisa estar preparado para se comunicar bem com a equipe. De nada adianta usar uma linguagem rebuscada e que só deixe informações de difícil compreensão. Para ter uma boa comunicação é fundamental entender o público que será alcançado.
03. Delegação de Poder
Por mais que a liderança esteja disposta a abarcar todas as atribuições que chegam ao setor, será preciso delegar poder para outros membros do time. Dessa forma, o líder poderá se dedicar mais às ações estratégicas.
04. Desenvolvimento da Equipe
Para contar com uma equipe qualificada, o líder deve identificar que entregas serão mais adequadas a cada liderado. Para isso, é fundamental identificar que competências precisam ser desenvolvidas e/ou aprimoradas em cada membro da equipe.
05. Mudanças
É inegável que estamos imersos em um mundo em constante transformação. Em decorrência disso, as cobranças aumentam. Um entrave que surge no caminho do líder é a capacidade de acompanhar todas as mudanças que se apresentam em ritmo acelerado.
06. Feedback
O processo de feedback não é simples de aplicar, uma vez que em muitos casos é preciso fazer uma análise comportamental. Para que este processo não provoque efeitos contrários ao que é desejado, é essencial se preparar para aplicar este processo. Aqui, vale uma dica relevante: caso seja preciso, procure o suporte de uma consultoria especializada.
07. Avaliação
Além de estar preparado para avaliar o time, o líder também deve aceitar que precisa ser avaliado por seus superiores, por seus pares e pela própria equipe que está sob sua responsabilidade.
08. Tempo
O processo de feedback não é simples de aplicar, uma vez que em muitos casos é preciso fazer uma análise comportamental. Para que este processo não provoque efeitos contrários ao que é desejado, é essencial se preparar para aplicar este processo. Aqui, vale uma dica relevante: caso seja preciso, procure o suporte de uma consultoria especializada.
09. Tecnologia
A tecnologia tornou-se uma aliada da liderança. Prova disso, são os softwares que se encontram disponíveis no mercado, que facilitam e otimizam os processos organizacionais. O líder deve estar atento para identificar que ferramentas podem ser aplicadas no seu dia a dia e que ofereçam um resultado eficaz.
10. Engajamento e motivação
O engajamento e a motivação da equipe são indispensáveis para que a liderança alcance e/ou supere os resultados esperados. A fim de que isso se torne uma realidade, é fundamental equilibrar as necessidades da empresa com as expectativas dos liderados.